sexta-feira, 31 de julho de 2015

A Pérola

Mateus 13:45-46

Tudo o que temos, somado, não paga o que Deus tem para nos dar. Toda Paz, livramentos, cobertura, unção, dons, bençãos dos altos céus e salvação. Nada paga o que encontramos em Deus através de Seu Filho Jesus Cristo! Quando trocamos tudo o que temos vivido pela proposta do Reino de Deus então fazemos nossa primeira melhor escolha de toda uma vida!

Nós que já temos um relacionamento com Deus olhamos para quem não o quer e nos é tão difícil compreender, principalmente nos dias de hoje, com o mundo de cabeça para baixo, com tantas coisas e pessoas más! Precisamos combater o bom combate com as armas espirituais, enxergar os sofismas que o inimigo da nossa alma tem usado para travar a liberdade da vida espiritual de muitos. Precisamos orar, jejuar, identificando a ação do inimigo, tudo com propósito!

Todo esforço em prol do Reino vale a pena! Precisamos dar valor ao que realmente o tem! Quanto de tempo, dinheiro, emoção, lágrima foi investida naquilo que não era eterno! O dias são corridos, não há tempo a perder! Precisamos identificar os investimentos mais rentáveis para nós e para o próximo!

O Reino de Deus é o reino estabelecido em prol do outro. Imagine se cada um de nós pensássemos no próximo?! Iríamos viver um ciclo de benignidade, bondade, amor que não teria fim. Deixar morrer o ego, o "eu", em prol do irmão, é "vender tudo o que tem" é adquirir a pérola de maior valor, é deixar tudo e seguir a Jesus!

Paz!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Tesouro Escondido

O Tesouro Escondido

Mateus 13:44

Qual a escala de valor do Reino de Deus? Qual o grau de importância do invisível sobrenatural de Deus em relação ao que você tem de tangível na tua vida hoje? Se a resposta for difícil de ser dada, precisa começar a rever os valores da tua vida!

Na parábola "certo homem" encontra um tesouro. O tesouro está lá, mas o campo é o terreno a ser trabalhado para que ele tenha acesso ao tesouro que ele pode ter enterrado, posto no alto de uma montanha, está oculto a todos mas ele sabe que está lá!

Porque o homem não pegou o tesouro que encontrou e o levou de uma vez para sua casa?! Porque ele o esconde? Aquele tesouro vai transformar sua vida completamente! Ele fica impressionado com o que encontra, nada do que tem, do que teria conquistado em toda sua vida, vale mais do que aquele tesouro! Se ele saísse pelas ruas com o tesouro nas mãos, sabe-se lá o que fariam com ele, tal alto seu valor! Além do mais aquele tesouro não "combinava" com a vida que ele levava, com sua rotina, é coisa muito valiosa, nova, diferente!

A parábola não fala se aquele homem tinha família, mas se tinha percebeu que nada do que viveram até ali teria algum valor diante do tesouro encontrado. Nova vida! Vida completamente transformada com a novidade! Mudar-se para um campo, só um terreno, sem casas, sem nada, recomeçar do zero, com aquele tesouro, valeria muito mais a pena do que continuar com sua rotina, por melhor que ela fosse.

Pese o grau de importância do Reino de Deus na tua vida. Consegue perceber que todas as demais coisas são nada diante da eternidade? Ainda não? Então busque essa verdade agora! Eis quem o dia vem! Jesus vem buscar a Noiva que adora O Pai em espírito e em verdade!

Paz!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

O Joio

O Joio

Mateus 13:24-30, 36-43

Jesus explicou detalhadamente a parábola do joio. Não há mais explicações literais a serem dadas, mas há dois pontos, dentro da parábola, que gostaria de destacar:

Os servos do dono da casa acusaram seu senhor de plantar semente ruim. Rs. Veja, por mais que façamos o bem, sempre haverá acusação externa, caso algo dê errado. Nós nos culpamos, nossos amados nos acusam, os de fora acusam, sempre quem está na fornalha "tem que ser" o culpado, esquecemos que o inimigo a nossa alma, satanás, foi quem mandou aquecê-la ainda mais.

O dono da casa não quis que o joio fosse arrancado! Aff! Mas seria melhor, não é? Toda a malignidade que há dentro e fora da Igreja sendo arrancada! Lançada fora! "Deixa-os crescer juntos até a colheita". Então sigamos nossa caminhada perseverantes crendo que fomos chamados para ser trigo, fazendo o bem, não importa a quem! Até ao joio! Querido joio, que nos mostra o quão melhores somos a cada dia!

É isso!

Paz!

terça-feira, 28 de julho de 2015

A Semente

A Semente

Marcos 4:26-29

O estabelecimento do Reino de Deus se dá através de esforço: plantio e colheita. O crescimento é por conta do Espírito Santo de Deus. Em que fase nos encaixamos? No plantio e na colheita, ora! Somos servos que devem estar prontos a semear, que inclui ter as sementes, preparar a terra e disposição.

As sementes quem dá é Deus através de Sua Palavra, a terra é o nosso próximo e o preparo fala sobre o modo como nos relacionamos com ele. A disposição trata de como atendemos ao chamado de Deus para nós. Acredito que Deus nos chame para várias realizações se estivermos dispostos a ouvi-Lo e obedecê-Lo. A cada dia um novo envio, particular, além do IDE que já nos é proposto a todos de igual modo. Os envios particulares usam nossos dons pessoais, dados por Ele, as sementes que colocou em nossa mão.

Precisamos "pensar fora da caixa" que se nos foi apresentada a vida toda e agir como Deus quer que ajamos! O Reino de Deus vai além de placas denominacionais, suas doutrinas são instrumentos de realização de Sua obra aqui na terra, instrumentos apenas, o Reino é mais amplo!

O cristã0 "new generation" precisa desejar ouvir a voz de Deus através dos sinais, dos profetas, da Bíblia, mais do que qualquer outra voz. Há um envio do grupo, Igreja, mas há algo que só você foi chamado para realizar! Deseje ouvir Deus falando exclusivamente com você e descubra que grande projeto, no estabelecimento do Reino, Ele escreveu no script da tua vida! Não se preocupe, não temas, pois o crescimento é Ele quem dá!

Paz!

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Fariseu e o Publicano

Lucas 18:9-14

A coisa mais fácil do mundo é encontrarmos justificativas e explicações para nossa própria defesa. Fazer o outro entender os nossos porquês é uma especialidade humana. Cristãos têm um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo que nos justificou na cruz e nos defente junto a Deus. Não precisamos mais dar explicações de nada a ninguém, se andamos segundo os passos de Cristo.

Belas orações e cargos eclesiásticos não garantem a cobertura da Graça Divina muito menos o nome escrito no Livro da Vida. Evangelho é renúncia, abnegação e transformação da mente. Belos discursos públicos não invalidam as gritarias e falta de amor dentro de casa. Vestimentas e ausência de maquiagem não anulam as visitas aos sites pornográficos. Lembre-se que Deus procura adoradores que O adorem em espírito e em verdade!

Uma vida hipócrita, "para inglês ver" é perda de tempo! Mergulhe na verdade da tua vida, seja ela qual for, porque dependendo da tua escolha hoje o final será de vida eterna com duas opções de localização: céu ou inferno. Não perca os dias da tua passagem aqui na terra mentindo, enganando os outros e tentando se enganar achando que está conseguindo ludibriar Deus! Ganhe tempo se libertando da mentira vivendo de verdade!

Religiosos com suas vestimentas e seus discursos prolixos sempre se colocam em um patamar aparentemente superior ao nosso! Os sofismas sempre recheiam nossa mente nos fazendo parecer piores do que realmente somos! Atenha-se ao perdão de Deus! Humilhe-se e arrependa-se genuinamente! Esse é o caminho!

Paz!

domingo, 26 de julho de 2015

A Construção De Uma Torre

A Construção De Uma Torre

Lucas 14:25-33

A contextualização da parábola é importante para que a Palavra venha como espada e reorganize nosso interior de modo mais eficaz. Eram multidões seguindo a Jesus, O aclamando, clamando, dando presentes, o mover crescia e o interesse do mestre era qualificar a massa, mostrar a cada um que o "show" era legal mas se no interior não houvesse transformação e o sentimento correto, não iria adiantar nada.

E ainda hoje é assim! As pessoas querem a profecia mas não querem ser transformadas a ponto de profetizarem igualmente, abnegação e renúncia pessoal não fazem parte do evangelho (propositalmente minúsculo) de alguns. Na era do "evangelho fast food", Deus funciona como um gênio da lâmpada (meu sonho de infância, rs), assim como as mães de santo com seus "trabalhos" nas esquinas e terreiros, resolvem rapidinho. Tanto é que, se Ele não resolver do jeito que se quer, é só "pular" para outro que resolva! Uma geração inteira mimada que acredita que "tem que" ser atendida a seu modo e a seu tempo.

Jesus diz que é preciso abrir mão de sentimentos humanos pelos divinos e desapegar das coisas. Crescemos ouvindo que precisamos lutar para conquistar "nossas coisas" e, quando conseguimos, chega Alguém e diz que precisamos praticar o desapego?! Rs. É para isso, também, que serve o Evangelho, para nos desfazer e refazer, nos preparando, assim, para uma vida na eternidade com Deus, na presença do Qual só podemos estar em santidade, o que significa separação, diferença de sentimentos, coisas e apegos terrenos.

Quando nos entregamos a Jesus, todos os dias, precisamos rever nossa decisão através do filtro do desapego. Estamos dispostos a, mais um dia, renunciar, abrir mão em favor de Jesus, do Reino de Deus?

Paz!

sábado, 25 de julho de 2015

A Grande Festa

A Grande Festa

Lucas 14:15-24

Você pode até pensar que nunca recusou um convite do Senhor, mas se parar e analisar com cuidado, vai ver que já fez isso algumas vezes, como quando Ele te convidou para orar na madrugada, ou para perdoar aguém, ou para não tomar aquilo que não era teu só por estar sobrando lá no trabalho. E  quando veio aquele "desejo" de ler a Bíblia repentinamente, mas você achou mais cômodo ligar a tv?! Viu?! Precisamos levar nossa vida em Espírito para ouvirmos os convites para a ceias de Deus!

Congratular-se, alegrar-se com seus convidados é sempre muito bom! Quando convidamos alguém é porque realmente desejamos sua presença, porque apreciamos sua companhia, suas gargalhadas e histórias, porque nos faz bem gastar tempo com ela. Aquela parábola fala diretamente sobre o povo judeu ter rejeitado o banquete promovido por Deus através de Jesus Cristo e isso ter proporcionado a nossa salvação, mas fala também das escolhas que fazemos em prol do nosso conforto, da nossa rotina, dos nossos tesouros. Onde, de verdade, temos ajuntado nosso tesouro? Nosso tesouro é prata e ouro? É feito do pó da terra? Cuidado! Não há banquete que tire o teu coração do teu tesouro! Desapegue! Apegue-se a Deus e Sua eternidade!

E quando aceitamos o convite por conveniência ou só por saber que é o certo a se fazer mas na hora do banquete provamos só a entrada por medo de provar daquilo que não conhecemos, ou porque em outra circunstância o que estava sendo servido não foi preparado devidamente, não nos fez bem?!?!

Aproveite do banquete de Deus para a tua vida! É certo que Ele tem uma mesa posta para você hoje! Sirva-se!

Paz!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Os Primeiros Lugares

Lucas 14:7-14

Uma maneira eficaz de ensinar verdades espirituais é aproveitar o modo como se lida, no dia a dia, com o que a vida nos propõe. Esse é o método, o uso do cotidiano, de muitos cursos de idioma, assim fixamos melhor o conteúdo na mente do aprendiz. Era isso que Jesus fazia através das parábolas e era expert nisso, não perdia um detalhe sequer, remia o tempo, o momento, Sua ida a uma festa, um jantar, aproveitava cada convite, cada companhia, para ensinar a como usufruir da vida aqui na terra de maneira espiritual.

Um dos ensinamentos menos absorvidos pela humanidade foi o amor ao próximo em detrimento pessoal. Diminuir em favor do outro, não buscar a recompensa com as próprias mãos, isso parece não entrar na mente das pessoas, nem desenhando! O diabo trouxe a fantasia de que seríamos os "bobões" e que não suportaríamos a "chacota" usando a Palavra de Deus: "dupla honra", "cabeça e não cauda" e que precisa estar o tempo todo nessa posição, esquecendo das cruzes, corôas de espinho, poços, desertos e fornalhas que esse mundo nos oferece todos os dias.

Atentemos aos ensinamentos do próprio Jesus! Diminuir para Ele crescer através de nós! Tem um sabor de eternidade quando percebemos que foi Deus quem nos honrou!

Pense nisso!

Paz!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Fermento

O Fermento

Lucas 13:20-21

O desejo de crescimento do Reino de Deus tem sido confundido. Na verdade, o Reino de Deus tem sido confundido com impérios humanos criados em nome de Deus. Construir coisas para engrandecer o nome de Deus é plausível, lindo, antes para Ele que para qualquer outro Deus, mas precisamos ter consciência de que tudo é instrumento para alcançar as vidas e não o objetivo final!

O Reino de Deus é como fermento, ou seja, misturado ao produto correto vai dar crescimento! Tudo na nossa vida cresce com a presença do Reino de Deus.

O que é o Reino de Deus? É o comando absoluto dEle em todas as áreas.

Lendo essa parábola lembrei do famoso "confia nEle e o mais Ele fará". A fábrica de fermento do céu garante bom funcionamento mas, antes, entrega o teu caminho ao Senhor e pare de tomar as decisões da tua vida com independência! Pergunte Sua opinião! Peça-Lhe para te apontar o caminho certo! O crescimento é Ele quem garante!

Paz!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Semente De Mostarda

Lucas 13:18-19

A grandiosidade do Reino de Deus na simplicidade e pequenez da semente de mostarda! Só Jesus mesmo! Essa característica didática do Filho de Deus me encanta e me aproxima ainda maid dEle!

Quantas pessoas procuram uma religião, poderosa, forte e rica ao invés da simplicidade de Jesus, que veio ao  mundo em uma estrabaria, porque as condições no mundo não eram favoráveis a Ele - como ainda não o são e não será. Jesus, uma palavra tão pequenina que, um dia, pronunciada a nossos ouvidos, mudou a nossa sorte, a árvore cresceu, nos abrigou, nos alimentou, nos deu lugar, nos mostrou que podemos fazer coisas grandes e eternas mesmo sendo simples. Ele mudou o calendário mundial com Sua chegada e nós podemos mudar a história da nossa família fazendo com que Ele viva e nós!

O Reino de Deus é simples e torna a nossa vida grandiosa, dá um propósito a ela quando permitimos que se desenvolva em nós e através de nós! O inimigo da nossa alma lança sofismas, baseados em alguns fatos e situações do passado que, se permitimos, passam a ter mais valor e força do que a Palavra de Deus! Precisamos regar a fé qe recebemos de Deus com mais Palavra, louvor, jejuns, oração, atitudes de amor e se ainda assim nos faltar precisamos pedir mais a Deus, pois é Ele quem nos dá, é dom, é presente dEle.

O Evangelho puro e simples me encanta, as bases, as reais motivações, as raízes me representam mais do que qualquer outra "coisa". A preocupação com o próximo, o dar mais que o receber, o cuidar da salvação mais do que o enriquecer, viver o tempo de Deus mais do que participar de qualquer "corrida do ouro".

A simplicidade do Evangelho é percebida e desejada pelo coração puro. Faça um checkup interno hoje! Liste suas preocupações! Veja se a maioria retrata a vida material ou o seu caráter transformado! Veja se Suas preocupações transparecem como está o eu nível de fé! Faça isso! Deseje a transformação pelas motivações certas, ainda que tenham a aparência de um grão de mostarda!

Paz!

terça-feira, 21 de julho de 2015

A Figueira Sem Folhas

Lucas 21:29-36

A Palavra de Deus nos dá todas as dicas que precisamos para saber a proximidade da volta de Jesus Cristo por Sua Igreja. Vemos os dias que temos vivido, as notícias que chegam a nós, a intolerância, a falta de amor, são sinais, o verão chegando e a figueira brotando. Na mesma citação em Mateus 24:36 temos a informação de que nem Jesus sabe o Grande Dia, mas temos os sinais.

O que faremos diante dos sinais? Nos acovardar? Curtir a vida adoidado, como se não houvessem consequências? Ou buscamos a Deus de todo o nosso coração a fim de estabelecer Seu Reino em nós e através de nós?

Remir o tempo, escasso, é tarefa imprescindível hoje. Antes de embarcar na rotina  busque de Deus o que Ele preparou para você! Certamente preparou algo novo para que saiba que essa é a dimensão do Seu Reino: novidade de vida!

Coloque a tua agenda à disposição de Deus! Já temos os sinais! Agora precisamos desfrutar de Sua presença enquanto cumprimos o Ide!

Paz!

segunda-feira, 20 de julho de 2015

A Figueira Sem Figos

A Figueira Sem Figos

Lucas 13:6-9

Deus te colocou onde você está, hoje, para fazer diferença gerando frutos para Ele! Precisamos entender isso para compreender os ciclos de Deus, os desertos, as fornalhas e os jardins regados. Estamos aqui para gerar frutos para Ele acima de qualquer outro objetivo genuíno de vida na terra!

Jesus falava sobre arrependimento antes de proferir essa parábola, os ouvintes estavam bloqueados com o que Ele dizia, pois era forte falar que "todos" pereceriam caso não se arrependessem genuinamente. O evangelho fast food filtra o dia do juízo, vai atendendo as demandas do hoje e não usa a Espada para preparar o amanhã. Os crentes forjados no século 21 têm crescido sem a consciência plena das consequências de seus atos na eternidade. Parecem crianças mimadas pelos pais, ganhando deles tudo o que querem para serem "supridas" materialmente do afeto que a rotina massacrante da "corrida do ouro" não os permite dar.

O detalhe da parábola: o dono do terreno plantara uma figueira no meio de uma plantação de uvas. Mesmo assim, esperava que a figueira fosse forte o suficiente para gerar figos em uma terra que estava preparada para as vides. Estamos em um mundo que jaz no maligno, mas Deus nos plantou aqui ciente de que poderíamos dar frutos, essa é a expectativa dEle! Está difícil? Deus coloca em nosso caminho gente para adubar, afofar a terra, e nós damos frutos para a eternidade, para Ele!

Semana começando. O que pretende fazer dela? Que fruto quer gerar hoje? Esta semana? Fruto que estabeleça um altar para a eternidade! Através de que área da tua vida quer mostrar Deus hoje? Esta semana? Evangelize com a tua vida! Evangelize com atitudes corretas, abraços, hospitalidade, ouvidos atentos, não julgando uns aos outros, antes amando uns aos outros. Arrependa-se de quem foi até hoje e peça para Deus forjar o teu caráter novamente!

Paz!

domingo, 19 de julho de 2015

O Empregado Fiel

Lucas 12:42-48

Fiel é o que cumpre o que diz. Deus é fiel em cada uma de Suas promessas. E nós, temos sido fiéis para com Deus? Quantas vezes esmorecemos, desistimos, recuamos, duvidamos, esquecemos os votos que fazemos em dias de angústia? A Palavra diz que Ele não se agrada de votos de tolo, melhor não prometer se não vai cumprir!

A parábola de Cristo ilustra o quanto nossa infidelidade pode nos causar prejuízo no futuro eterno. Viver aqui como se a eternidade não existisse é, no mínimo, perda de tempo aqui para recuperá-lo todo no inferno depois!

Quanto de Deus você tem pedido a Ele? Ele dá a quem pede e também cobra o uso, do quanto multiplicou, do quanto abençoou, do quanto usou os dons que Ele deu e para quê usou!

Prepare-se! Mantenha a tua lamparina com óleo, se encha de Deus e multiplique a porção dEle em você!

Paz!

sábado, 18 de julho de 2015

O Rico Sem Juízo

Lucas 12:13-21

Jesus propõe um estilo de vida diferenciado, adotado no céu por anjos, arcanjos e os demais, uma vida de compreensão da absoluta soberania e controle de Deus sobre todas as coisas! É obvio que não estar na terra facilita a vida nessa dimensão de entendimento, mas se aqui não conseguirmos trabalhar com a fé que Deus derrama sobre nós, não conseguiremos agradá-Lo!

O rico da parábola de hoje não era vagabundo, não era um criminoso, era um trabalhador, não sabemos se era má ou boa pessoa, mas tinha suas posses, até que provem o contrário, através de seu trabalho. Desejar gozar a vida, em si, não é um problema, desde que se saiba que não é só isso, a vida não se resume a prazeres, a auto-realizações. E a vida do próximo? E Deus? Cabia algo mais além do próprio ego dentro daquele homem?

O quanto temos desejado para Deus? O quanto temos desejado abençoar o outro? Vivemos no mundo mas não somos daqui! Precisamos ter discernimento espiritual para perceber o quanto temos sido influenciados pela "corrida do ouro" pois, no Grande Dia, a quantia acumulada na conta não vai ajudar a entrar no Céu!

Por mais que façamos em favor do outro, em favor do Reino, nunca será suficiente para pagar o que Cristo fez por nós, mas precisamos nos auto-fomentar de uma gratidão infinita e essa gratidão a Deus nos moverá do centro do nosso ego para o centro da vontade de Deus, o centro de Seu amor, o amor renúncia, o amor auxílio, o mesmo amor que jorra de Seu coração.

Um dos maiores desejos de um pai é ver o filho gostando das mesmas coisas que ele gosta, falando as coisas que ele fala, vendo a vida como ele mesmo a vê e com Deus não é diferente. Aprenda com o Teu Pai o modo de viver que mais agrada Seu coração. Agrade a Deus em primeiro lugar com Sua busca e tudo o mais que você precisar será acrescentado.

Paz!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

O Amigo Persistente

O Amigo Persistente

Lucas 11:5-13

Ensinando sobre a importância da oração persistente, Jesus aproveita para falar sobre como um relacionamento baseado em aliança verdadeira pode interferir no resultado final. Para ilustrar isso Ele fala de AMIGOS e depois fala da relação PAIS & FILHOS, dois tipos de alianças fortes. Os amigos verdadeiros são parentes que escolhemos para compartilhar a jornada da vida, pelo menos algum período dela. Filhos são presentes de Deus, criação de Deus compartilhada com nosso dna (físico ou o dna do amor).

A amizade verdadeira, baseada o amor divino, o ágape, suporta a humanidade (falhas) em prol do desfrutar da presença do outro em sua vida. Hoje as rotinas são tão extenuantes que Deus criou a Internet para a aproximação dos amores. Assim as amizades seguem, mesmo que virtualmente, com encontros in loco mais raros, mas com a mesma ou maior intensidade, dado o nível de saudades, rs.

Os filhos são o espelho do amor de Deus por nós! Olhamos para eles e temos uma certeza: "Deus me ama! Sem eu merecer, Ele me ama!" Eles são a personificação do favor de amor imerecido - Graça - de Deus por nós! Mesmo nos dias de pirraça, desobediência, nestes dias então, nem nós mesmos entendemos porque não conseguimos deixar de amar! Rs.

Esses relacionamentos, de aliança, de amor, garantem uma provisão no dia da angústia, seja amor, consolo, abraço, conselho, sorriso, e por isso Jesus explicou o favor de Deus através da persistência e o amor de Deus através do atendimento. Porque alguns que se dizem filhos de Deus, ao pedirem em oração, e não se sentirem atendidos na primeira vez, logo desistem não só do que pedem mas do Pai a Quem pedem? Me impressiona ver o quanto muitas pessoas ainda esperam ouvir, receber, ter exatamente aquilo que pedem e não o que Deus tem para dizer ou dar. Não suportam ouvir um "espere um pouco mais" de Deus. Será que não suportamos um teste de resistência divino, um Pai que ensina de tantas maneiras!? Isso é comportamento de criança mimada!

Ore, jejue, faça votos com Deus! Quantas vezes entrei em uma campanha de jejum com um sentimento e ao final estava com meu interior completamente transformado! Precisamos nos abrir para o que Deus quer fazer e permitir que Ele transforme, sim, nossos quereres se não estiverem alinhados com Sua vontade em dado momento. Ele é Pai. Ele dá e não permite que um filho morra no deserto! Enquanto pais conscientes, temos tanto cuidado com o que falamos ou prometemos aos filhos, imagine Deus! Detentor de toda a sabedoria e poder! Fez tantas promessas em Sua Palavra! Em Seu tempo Ele cumprirá!

Ontem pensava no novo caminho de Deus para mim, como é muita coisa nova que tem se apresentado, então a ficha vai caindo devagar. O Espírito Santo me dizia: "você me serviu genuinamente e conhecia o Deus que DÁ. Agora você vai andar com o Deus que É, simplesmente É". Então eu, como bom filho e muito pesquisador, buscador de respostas, perguntei: "fiz errado? Como viverei meus sonhos em família e a honra do Senhor?". Ele, com Sua voz de amor me respondeu doce e objetivamente: "as coisas serão acrescentadas!"

Não temas! O Pai dá! Persevere nEle!

Paz!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Os Empregados Alertas

Lucas 12:35-40

Diligentes, vigilantes, despertos, prontos, preparados, é isso que Deus espera de nós e Jesus nos ensinou, avisou muitas vezes. O inimigo da nossa alma não descansa em preparar suas armadilhas e artimanhas para nos matar, roubar e destruir, mas nós temos a mania de baixar as armas por causa do cansaço físico. Precisamos nos adequar ao mover do céu, ao ritmo espiritual mesmo estando ainda aqui na terra, alertas à voz do Espírito, atentos às direções novas que Deus dá, discernindo os movimentos espirituais. Precisamos ser simples como pombas e astutos como serpentes. Nem Jesus sabe o dia que vai voltar, só Deus sabe! E por isso vamos levar a vida ao som de Zeca Pagodinho? (Deixa a vida me levar...).

O que Jesus espera de nós? Servos alertas com lamparinas acesas (cheios de unção) e cingidos (vestes de louvor), ou você acha, realmente, que Ele vai subir com gente que passou a vida alimentando sua própria carne, adorando outros "deuses" e buscando os tesouros da terra?! Rs.

Precisamos viver aqui como se já estivéssemos lá! Lutar por isso todos os dias!

Fique firme e alerta!

Paz!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

A Lamparina

Lucas 8:16-18

Em tempos de contas de energia elétrica com valores altíssimos, quando se fala a palavra "LUZ" pensamos logo em se deixamos alguma lâmpada acesa para correr e desligá-la! O custo gerado pela luz da qual Jesus falava nessa parábola é o da perseguição, inveja e afronta de satanás. Quando somos iluminados pela Luz de Jesus, quem está em trevas é incomodado por seu brilho. Sei o quanto ficamos incomodados com as pessoas que não nos suportam, falam mal de nós, nos perseguem no trabalho, dentro da própria Igreja, nos traem, criticam nossas realizações, escolhas, nossa jornada, mas eles são a prova viva de que estamos cheios da Luz de Jesus! Aleluia! Veja o quanto Isaque foi invejado porque havia a marca da prosperidade de Deus em sua vida!

A nossa Luz traz à tona da vida dos nossos inimigos tudo aquilo de ruim que ainda têm, tudo aquilo de bom que eles querem ter e ainda não conseguiram e isso os transtorna, não percebem que sentimentos negativos estão sendo potencializados neles por satanás e seus demônios e se deixam corroer pela inveja e pela fofoca. Nosso papel? Compaixão. Orar para quem sejam libertos de seus próprios sentimentos e se abram para Cristo. E esse é o momento que você me diz: mas alguns são "crentes"! Esse é o momento que eu repito: Compaixão. Ore para que sejam libertos de seus próprios sentimentos e se abram para Cristo e não para a religião que servem.

Jesus diz no texto que NINGUÉM acende uma candeia para a esconder! Desperdício, loucura, enfim, não serviria para nada. Jesus mesmo é a Luz do mundo, Deus não iria enviá-lo para mantê-lo em oculto! Nós não estamos na terra nos enchendo de Palavra, de Luz, para ficarmos enclausurados, sem iluminar o mundo que jaz no maligno! Aliás essa é uma oração pessoal, minha, que faço há anos. Os mais chegados sabem que oro pedindo a Deus que não quero nada do que tenho, nem família, nem unção, casa, nada se não for para que as pessoas vejam a Glória de Deus em mim! Não me serviria! Tem funcionado! Aleluia!

Quanto mais você tem da Luz e a quer mostrar ao mundo para que Ele apareça, não você, mais é derramada sobre a tua vida! Faça uso daquilo que você recebeu de Deus em prol de Seu Reino. Fico pensando: se nosso alvo é a eternidade, porque nos detemos tanto naquilo que é  efêmero, que não vai subir, perecível e que não gera frutos nem para nós mesmos, nem para outrem??? Analise a tua vida HOJE e veja, dentro da tua rotina, o quanto você investe tempo no que é temporal e não traz "rentabilidade" espiritual, eterna, para você?!

A candeia ilumina o espaço onde ela está! Pense em um túnel escuro e você dentro dele com uma lamparina na mão, a iluminação não permite ver o fim do túnel, mas ajuda a iluminar o espaço onde você está, ajuda a caminhar, você sabe para onde deve seguir, ainda que não veja o final! Confie o teu futuro a Deus, mas confie mesmo! Use a Luz que Ele te dá todos os dias, Sua Palavra, Jesus, para iluminar os teus passos, deixe essa Luz te mostrar os cantinhos escondidos em você hoje, para que você possa ajustar o que é necessário, deixe essa Luz brilhar e que todos vejam Deus em você, deixe essa Luz iluminar os passos do próximo, caminhe junto até que tenha sua própria Lamparina! Para o teu futuro, eu sei, Deus preparou o bom, o perfeito e o agradável que sai de Suas próprias janelas!

Vamos brilhar nossa Luz por aí para que a energia não seja cortada! (V. 18)

Paz!

terça-feira, 14 de julho de 2015

O Semeador

Lucas 8:4-15

Jesus foi o maior semeador da história! Em três anos de ministério lançou tantas sementes na terra que dividiu Eras marcando, assim, a humanidade para sempre. Ele nos deu acesso à eternidade, a oportunidade de voltar ao "Jardim do Éden", de compartilhar nossa vida com Deus em um relacionamento de Pai e filhos. Jesus nos libertou através de Suas sementes, Seu comportamento perseverante e obediente. Aquilo que Ele recebeu, Ele também derramou, gratuitamente, por amor, nos salvando de nós mesmos, nos mantendo sob a proteção divina em meio as tempestades da vida.

2015 anos após a entrada de Cristo na história e Suas sementes multiplicam até os dias de hoje. Sua história é tão transformadora que não para de ser perpetuada, interpretada, contada, desenhada, filmada. Que tipo de semente é essa? Glória a Deus porque ainda temos semeadores e muitas terras boas para lançar as sementes de vida. Terras que não desprezam as sementes mas estão sempre ansiosas para recebê-las, são irrigadas por um rio de vida, estão próximas ao ribeiro de águas do Salmo 1, terras que são saradas, não há erva daninha ou espinhos que sufoquem seus frutos, férteis, adubadas pela Graça e pela Misericórdia de Deus, renovadas a cada manhã!

Nós escolhemos o tipo de terra que seremos! Se vamos dar atenção às sementes que são enviadas a nós, se vamos continuar com o coração endurecido, sem nos deixar moldar/ transformar pelo amor de Deus. Se vamos dar mais atenção aos cuidados do dia a dia ou à boa semente, a Palavra de Deus, lançada sobre nós, se vamos nos deixar sufocar pelas preocupações ou se, finalmente, vamos deixar a semente prosperar através de nós e, assim, passemos a semear outras terras. A decisão, como sempre, é nossa!

Para o cristão a vida aqui na terra é vivida de acordo com a Palavra de Deus. As palavras têm poder, se são boas elas prosperam a nosso favor, mas se forem más satanás de habilita delas na tentativa de nos destruir. O inferno não prevalece contra as portas da Igreja! Mas como estão as tuas portas, Igreja? Você tem clamado pelo poder do sangue de Jesus? Tem feito os demônios baterem em retirada da tua mente, da tua casa? Tem ungido os teus filhos, os teus celeiros? Como estão as tuas portas? Desprotegidas, Igreja? Não entre no ostracismo paralizador que só espera acontecer! Lute com armas espirituais e mostre ao inferno que você sabe quem é e que a tua espera não é pelo acaso, mas em fé! Mova-se!

As sementes de Jesus, na minha vida, não se perderão! Gerarão frutos para a eternidade a 100/1!

Paz!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Os Dois Devedores

Lucas 7:36-50

A parábola contada por Jesus neste trecho da Palavra fica ainda mais forte contextualizada. É impressionante como uma vida, uma atitude de adoração genuína e rendição atiça o inferno e incomoda os que não são da fé. Os "de fora" nos vêem como um grupo que se sente superior quando oferecemos a todos aquilo que temos de melhor. Superiores não somos nós, mas Aquele que é por nós!

Isso me lembra o povo de Jericó, que temia o povo de Israel porque conhecia os feitos de Deus em favor de Seu povo. Precisamos falar mais dos feitos de Deus por nós, demonstrar mais nossa gratidão a Deus, deixar transparecer mais aquilo que o Senhor tem feito em nossa vida, deixar Deus transformar nosso caráter, alterar nosso DNA, ativar a mente de Cristo em nós e que os "fariseus", os doutores da lei, os que pensam deter as chaves da única porta para o céu, vejam e desejem alcançar o perdão e a salvação através da rendição, humilhação e perdão.

Quanto mais erros, mais amor e mais perdão. Satanás e seus demônios querem nos fazer acreditar exatamente no contrário, quanto mais sujos mais difícil é a limpeza. De fato, esta fica por nossa conta, mas o esfregão e o sabão quem nos dá é o nosso Pai Celestial, sempre pronto a perdoar pecados pois não quer perder o relacionamento conosco e, para nos relacionar com Deus precisamos de santidade, separação do que é vil. Quanto mais nos separamos, quanto mais entendemos isso, mais nosso relacionamento fica forte, mais ouvimos a Ele, mais temos a certeza de que Ele nos ouve e caminhamos nessa terra como Israel no deserto, sentindo a coluna de fogo à noite, o amparo, o abraço, e a cobertura da nuvem de dia, o conforto da certeza de que Ele está conosco e vai cumprir Suas promessas a nós!

Aquela mulher pecadora com o vaso de alabastro, óleo, beijos e lágrimas não estava muito preocupada em cumprimento de promessas, aquele momento era especial, era sua rendição ao Filho de Deus, o reconhecimento de sua necessidade que era, naquele momento, tão somente adorar em espírito e em verdade. Ela, então, foi encontrada, exatamente como a quem o Livro da Vida descreve a respeito da busca de Deus, adoradores que O adorem em espírito e em verdade. Quando você nega a si em favor de Cristo, para que você diminua e Ele apareça, O está adorando com seu vaso de alabastro e suas lágrimas - pois ninguém está dizendo que é fácil negar-se.

Nosso problema, muitas vezes, é medir o amor de Deus por aquilo que sentimos humanamente. O amor de Deus é infinito e Seu perdão disponível em todo o tempo. Outro problema, que é só nosso, é achar que o pecado que cometemos é o mais grave do planeta. Pecado não tem grau para o alcance do perdão divino, pode ter grau de estrago na terra, mas não para o alcance do perdão DE DEUS. Esses são sofismas demoníacos que precisam ser ajustados em nossa mente.

Seja livre! Se derrame e alcance a liberdade através do perdão de Deus!

Paz!

domingo, 12 de julho de 2015

Os Dois Alicerces

Lucas 6:46-49

A prática faz um bom profissional. Ele ter passado um tempo aprendendo a teoria é muito bom, mas só isso não o prepara para a excelência na profissão. Jesus veio ao mundo para nos mostrar, deixar o exemplo de que tudo aquilo que estava na Lei poderia ser praticado em amor de acordo com a vontade do Pai. Se ouvimos as Palavras e não as colocamos em prática, não somos provados, consequentemente não somos aprovados, o que nos deixa frágeis diante das tsunamis da vida.

Os dois alicerces da vida cristã estão narrados aí, por Jesus: ouvir e praticar. No ouvir somos tocados, ficamos motivamos, o Espírito Santo nos confronta, nos mostra as falhas do nosso caráter, vemos o quanto precisamos ser transformados, nos diz o que Cristo faria, como Ele agiria e, quando nos abrimos, nos mostra como passaremos a agir daquele momento em diante.

Então passamos à prática, que é o agir segundo a Palavra de Deus, vinda de encontro a nós a fim de transformar nosso caráter, alterar nossas reações, ativando a mente de Cristo em nós! E é nessa hora que mais falhamos, deixamos o velho homem, o do início, da primeira etapa da audição, ter mais força, permitimos que as circunstâncias se agigantem e nos deixem paralizados no campo de batalha por semanas, meses, anos, uma vida intrira. Autorizamos, por um recuo pessoal, satanás a rir de nós quando ouvimos a Palavra e não a usamos contra ele. O mundo espiritual antecede às realizações no campo natural. Nós, a nação da cruz, precisamos entender isso e avançar espiritualmente, pela fé, para depois ver reverberando no âmbito natural as sementes eternas lançadas.

Quem ouve e pratica a Palavra também passa pela adversidade, pelos poços e desertos da vida, pelas covas e fornalhas do dia a dia, mas nenhuma contrariedade tem o poder de abalar sua fé, sua confiança no Deus que não perde o controle de nada!

Seja inabalável! Ouça, guarde e pratique a Palavra de Deus!

Paz!

sábado, 11 de julho de 2015

A Roupa e o Vinho Novos

Lucas 5:36-38

Especialista em novidades, em trazer à existência aquilo que ainda não há, é o nosso Deus e Pai. Assim como nós, pais humanos, temos alegria em proporcionar surpresas aos filhos, fazê-los viver o novo, levá-los aonde ainda não foram, porque sabemos que podem gostar, se divertir, se alegrar dando boas risadas, imagine, em escala sobrenatural, como Deus deseja nos proporcionar o mesmo! Aleluia!
Sei que algumas tentativas, com os nossos filhos, são inicialmente frustradas e, parece - só parece - que eles não vão gostar da brincadeira, do filme, do cd, do jogo, mas quando nosso relacionamento com eles é de confiança, amor, eles se/nos dão uma oportunidade para o novo, se abrem, e tudo vira uma grande festa!

Deus enviou Seu Filho para fazer da nossa vida uma festa! Nos direciona em cada uma das áreas da nossa vida para que tudo dê certo e termine bem. Mas temos dado a chance para o novo? Temos confiado? Crido que Ele sabe mesmo o que está fazendo? Temos desejado o novo de Deus ou estamos "muito bem, obrigado" com o que Ele já nos apresentou até aqui!? A novidade de vida era só conhecer Jesus ou será que Ele tem vida em abundância pra nós?! Será que não estamos sendo relutantes com o novo? Pior: será que estamos querendo andar com o Deus do novo dia, novo tempo como velhas criaturas que sempre fomos, cheias de manias, traumas, auto-acusações, pouca fé!?!?

As pequenas parábolas do texto bíblico de hoje trazem uma verdade simples para nós e nos colocam diante de um espelho espiritual: estamos abertos para a transformação diária? Para a grande proposta de Deus, que é nos fazer reflexos de Sua glória aqui na terra para que todas as pessoas O exerguem em nós?!?! Temo que não!

Não reclame da rotina enquanto não se abrir para os jogos novos e os lugares novos que o Teu Pai celestial te propõe!

Paz!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Os lavradores maus

Lucas 20:9-16

Deus, em Seu infinito amor por nós, sempre espera o melhor, sempre! Desde o início de tudo, prepara o melhor e nos entrega nos dando a oportunidade de lembrarmos o quanto Ele é responsável por aquilo que nos favorece, nos abençoa, nos edifica e nos faz ser melhores nessa terra. Temos vida, o ar que respiramos, pessoas que amamos e que nos ama, um trabalho, dons, saúde, força para trabalhar, mesmo assim reclamamos tanto, tínhamos o jardim, mas preferimos ouvir uma serpente com asas, éramos um povo em ascensão, mas não soubemos conviver uns com os outros, nos corrompemos, fomos livres da escravidão, estávamos no deserto com suprimento do céu, mas murmuramos até irritarmos a Deus, isso mostra o quanto a insatisfação humana não tem limites, o quanto a carne, a vontade própria faz separação entre o homem e Deus quando não há domínio sobre ela.

A parábola dos lavradores maus foi contada por Jesus em meio aos questionamentos e julgamentos dos anciãos e principais sacerdotes quanto às Leis enquanto Jesus ensinava no templo. Não admitiam que alguém “de fora” chegasse ali, depois de tantos anos, com tanta liberdade na vida com Deus, nova vida, amor? Era tudo muito bom? Onde iria parar a tradição, os costumes, o controle humano já estabelecido? Então, Jesus introduz a parábola e eles a compreendem bem, como diz a Palavra, se eles não quisessem a verdade, Deus daria a outros que a aceitassem para si. E essa verdade espiritual, um princípio divino, ecoa desde o princípio. Deus está sempre na disposição de despenseiro, abençoador, investidor, pai amoroso, mas não é incoerente em derramar infinitamente sobre quem não reconhece que vem de Suas mãos. O objetivo de Deus é relacionamento. Deus é Santo. Precisamos ser separados para mantermos esse relacionamento saudável. Então Deus põe tudo no relacionamento, investe tudo e nós não precisamos entrar com nada nesse relacionamento?! Incoerência! Precisamos acordar! Vivemos por aí propagando que amizades, relacionamentos são uma via de mão dupla, mas quando é com Deus, Ele que “se vire” sozinho?! Incoerência!

Jesus veio para os judeus, eles O rejeitaram. Não façamos o mesmo desprezando os sinais de Deus para nós, Sua voz, Sua Palavra, Seus cuidados para conosco. Um amor que não vê limites, pois não os tem. Não seja você um limitador do amor de Deus! Deleite-se nEle, em Sua presença e viva a vida em abundância, aqui na terra, como se já estivesse no céu!

Paz!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Os Talentos

Lucas 19:11-27

Recebemos um grande presente de Deus: vida. O que temos feito com ela? A temos desperdiçado? Temos tido medo de vivê-la? Temos multiplicado essa vida para que outros também tenham o desejo de vivê-la abundantmente em Cristo? Há muitos que ainda ignoram a prestação de contas final, o dia do juízo, achando que lá, na hora "h" Deus, por nos amar, vai ser complacente e agir de modo contrário a Sua Palava.

Além da vida, Deus nos deu dons, dom é presente que vem da eternidade, a fim de manifestarmos Seu Reino onde estivermos e multiplicarmos o número de filhos dEle. Você já descobriu o dom que Ele derramou sobre você? Tem gasto esse dom para povoar o céu? Não permita passar um dia sequer sem que você tenha sido usado por Deus para manifestar Sua glória na terra, não permita-se dormir sem ter se rendido à vontade plena de Deus, peça perdão, perdôe antes de tudo e, como diz um Bispo muito querido: vá dormir "zerado" sem pendências espirituais, pois Ele sempre faz tudo novo após a meia-noite.

A vida em abundância prometida por Deus no Livro da Vida está ligada, diretamente, ao modo como temos usado, trabalhado, multiplicado os talentos. Se temos trabalhado com eles, teremos ainda mais, teremos honra e abundância. Do contrário, até o que temos será tirado de nós!

Ora, vamos acordar para uma realidade básica? Não podemos viver essa vida ignorando que, antes da eternidade virá um julgamento e, além disso, achando que Deus é o Papai Noel, queridos! Tenhamos postura de filho de Deus, observemos o que é passageiro mas vamos dar atenção e investir no que é eterno!

Paz!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

A viúva e o juiz

Lucas 18:1-8

Quando Jesus se detem para explicar algo, logo dá exemplos claros para que não nos falte clareza no entendimento. Sei que muitos, mesmo com a comparação que Jesus faz, entendem errado, achando que aquele juiz iniqüo age como Deus. Atenha-se ao uso da linguagem. Jesus mostra que se aquele juiz, mau, consegue atender aquela viúva, imagine Deus, que nos ama, e quer o nosso bem, como Ele deseja nos atender - dentro de Seus parâmetros (Palavra), claro.
O segredo aqui na terra é a perseverança, que renova a nossa esperança, nossa fé, nossa alegria em Deus, gera o Fruto do Espírito e nos prepara para vivermos a benção desejada transformada naquela que Ele tem para nós!

É isso! Deseje, sonhe, anseie, projete, faça planos, mostre para o teu Deus em oração, coloque no altar dEle, faça votos, jejue, dê sete voltas, unja, mas tenha o teu coração pronto, preparado, para receber o que Ele tem para você! Caso teus desejos estejam em sintonia total com o Espírito Santo, perfeito, caso não, Ele vai transformar para que a alegria seja transbordante, para que seja bom, perfeito e agradável (característica das liberações divinas). Não enrijeça em parâmetros humanos, busque os parâmetros divinos e tudo acontecerá melhor que o imaginado!

Abrãao - pai da fé - Calebe, Daniel, José, David, receberam promessas e levou tempo para verem cumpridas, mas não ficaram "dodóis", não esmoreceram, o relacionamento deles com Deus não perdeu o viço. Nós temos uma mania de querer resolver com nossas próprias mãos! Veja o resultado disso na vida de Ló! Deixa o tempo de Deus correr! Enquanto isso, mergulhe na eternidade, saia dos critérios terrenos de felicidade, vá mergulhar na Palavra para conhecer os critérios espirituais de alegria sem fim! Ou você leva uma vida de embaixador do Reino de Deus, ou passará a vida como um admirador do Evangelho, sem viver a plenitude de Deus na terra!

Não cesse de orar e perseverar! A qualidade do teu relacionamento com Deus também se mede pelo quanto você ora e REALMENTE espera que Ele agirá em teu favor!

Paz!

terça-feira, 7 de julho de 2015

Os Servos

Lucas 17:7-10

Jesus nos dá um exemplo de postura de vida nesta parábola. Somos servos de Deus, filhos, herdeiros e coerdeiros, mas sempre a serviço do Reino, de seu estabelecimento na terra, agimos como trabalhadores braçais para o Rei dos reis, expandindo Seu Reinado, levando a Palavra de Deus onde ela ainda não esteve, expandindo o território desse Reino. Agimos como embaixadores, representantes de Deus e, aonde vamos, agimos com essa responsabilidade! Temos essa consciência o tempo todo?

Quando tratamos a Deus como a um atendente de um fast food em plena hora de almoço, com nossos pedidos, nossos anseios ou nossos milagres "tão importantes para que a nossa alegria seja completa", tratamos a Deus como um servo nosso! Precisamos ter cuidado! Os pais vão entender o quanto é irritante a criança - principalmente desta geração - acharem que para ela ser feliz você precisa comprar, comprar, comprar alguma coisa para ela todos os dias, seja o que for. Pais, precisamos nos esforçar para mostrá-las de que o "ser" traz mais alegria do que o "ter" e dê apenas quando elas entenderem isso, em sua proporção infantil, claro.

Deus também se esforça! Não que Ele não vá dar o que você pede - até pode ser que não - mas primeiro Ele quer te ensinar a "ser", a SER feliz SEM o que você quer, só com Ele! No céu você vai querer as "coisas" ou só desfrutar de Sua presença? Pense nisso! Precisamos aprender a querer SER a vontade de Deus primeiro, as demais coisas vão sendo acrescentadas!

Eu escolhi sair da "corrida do ouro" e direcionar meus pensamentos e desejos para outras questões, que tenham mais a ver com a eternidade. Isso me trouxe um espírito mais pacífico e entendedor dos tempos de Deus para mim. Quero viver o "time" de Deus, não sou do mundo, o Reino que represento tem um andamento diferente, um pensamento diferente e eu preciso viver aqui como se já estivesse lá, com os sentimentos e ideais de lá!

Deus não tem obrigação alguma em te atender! Ele é fiel! Sua Palavra não volta vazia! Ele a cumpre na vida de TODOS aqueles que esperam nEle! Cuidado com a postura que você tem assumido ao orar ao Teu Deus! Nós somos os servos, com uma dívida impagável! Mantenha um "eis-me" aqui nos lábios para o teu Deus, para o próximo, viva como o servo do Rei a quem você serve. Nossas atitudes refletem o REI a quem servimos!

Paz!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

O Homem Rico E Lázaro

Lucas 16:19-31

Que forte alerta de Deus para nossa vida vazia de empatia e solidariedade. Passamos ao largo de tantas necessidades, tantos necessitados pelos quais nem clamamos ao Pai por auxílio, paz, cura, pois estamos sempre mais preocupados com os nossos afazeres do que com os de outrem.

Quer exercitar a solidariedade? Quando estiver em meio a uma tempestade particular pare tudo e ore para que Deus acalme a tempestade de outra pessoa. Esse é um segredo espiritual que funcionou com Jó e foi deixado de exemplo pelo bom samaritano (parábola da Devocional de 01/07).

Lázaro passou a vida na mendicância e doente, à porta do rico, sem conseguir uma ajuda efetiva que o colocasse em um novo patamar de vida, que o desse ao menos esperança de mudança e sofreu tudo o que alguém poderia sofrer de dor e humilhação. O rico teve oportunidades e tudo o que alguém poderia esperar da vida. Era um festeiro e isso não é um pecado. A situação econômica de alguém, favorável ou não, em si, não é pecado, mas o posicionamento que se toma na vida diante da oportunidade que se teve, isso sim vai interferir diretamente na eternidade.

Depois que se entra para o descanso/tormento eterno não há mais o que regatear. Através de Sua Palavra Deus nos dá todos os "toques" aqui na terra para levarmos uma vida que agrade a Ele e sejamos supridos em tudo. Levar uma vida de festas, apenas, será que foi para isso que Deus criara aquele homem? Passar anos nessa terra para festejar, só isso? Tendo a possibilidade de ajudar tantas pessoas menos favorecidas de alegria, de suprimento, de abraço, de respeito, de sabedoria, de Luz, de oportunidade?

O que você tem, hoje, que poderia ser um acréscimo na vida de alguém? Conheci tanta gente na minha caminhada que me ofertava um sorriso largo enquanto por dentro eu só queria chorar! O sorriso contagia! Você tem uma palavra de ânimo? Oferte! Tem um ombro confortável? Um ouvido receptivo? Oferte! Tem um tempinho? Tão difícil no século 21! Oferte! Não se faça de rogado! Olhe ao redor e encontre alguém que precisa de algo que você tem! Deus não erra em Seus planos! Tudo se encaixa na rotina divina! Se você está aí, agora, é porque você pode fazer mais por um outro alguém!

Seja solidário!
Seja diferente!
Tenha uma vida que acrescente!
Deixe sementes para a eternidade!

Paz!

domingo, 5 de julho de 2015

O Administrador Desonesto

Lucas 16:1-17

Tratando-se de dinheiro parece que o assunto fica sério demais, pesado. Satanás conseguiu, mesmo, fazer com que a moeda reluzisse muito e fosse motivo de tantos problemas no mundo e afastamento de Deus! Nós, cristãos, precisamos enxergar a verdade de que nossas fontes estão em Deus e em Suas Palavras. Jesus garantiu isso para nós! A mínima ameaça externa nos deixa esmorecidos, tira a nossa força e parece que é o fim da linha, mesmo a Palavra apontando a Deus como o Dono do ouro e da prata.

Deus experimenta nosso caráter com aquilo que o dia a dia nos apresenta. Ele observa e vai liberando, ou não, possibilidades de crescimento por nos amar e saber, antes de nós, se vamos ficar bem, ou não. O administrador e o patrão da parábola eram homens gananciosos, envolvidos com muito dinheiro, usaram de estratégia, ambos, para proteger o que era seu. Jesus faz um paralelo com o tesouro eterno, pois buscamos mais estratégias para manter o que temos aqui do que para garantir o que temos na eternidade. Temos muita preocupações, e elas nos consomem diariamente, com nosso bem estar terreno. E nosso futuro celestial? Está garantido? E nossas preocupações com a eternidade alheia? Qual o grau de preocupação com a salvação dos teus parentes e amigos?

Os fariseus, enquanto Jesus contava essa parábola, se contorciam pois eram gananciosos, conheciam a Lei e, para eles isso bastava, "do resto eu corro atrás". Levar uma vida na dependência exclusiva de Deus é um grande desafio porque as provas que nos são apresentadas pelo mundo são cruéis. Mas se somos fiéis no pouco, Deus é fiel para nos guardar e levar a caminhos mais largos! Precisamos aprender a confiar! Os filhos das trevas, os cegos, incautos, têm seu tesouro aqui. O nosso é na eternidade! Aqui usufruímos daquilo que o Pai nos abençoa e multiplica com Sua benção sobre nós!

Ponha o dinheiro no lugar dele! Administre-o! Não o deixe administrar teus sentimentos! Reconheça a fonte da verdadeira benção: Deus! Lembre-se de que Deus te ama e, seja qual for a situação, boa ou ruim, sempre há algo a somar para a eternidade, onde estamos ajuntando nosso verdadeiro e mais valioso tesouro! Aleluia!

Paz!

sábado, 4 de julho de 2015

O Filho Pródigo

Lucas 15:11-32

Talvez a parábola de Jesus mais comentada nos púlpitos das Igrejas, retrata a Graça e o Amor Ágape de modo tão claro e impactante, falando de posicionamentos diferentes que levam ao mesmo resultado: afastamento,, seja do pai, seja da alegria do pai. O filho esbanjador era irresponsável, impenitente, não tinha temor. O filho mais velho era religioso, cumpridor de regras mas não tinha alegria de viver. No decorrer da vida passamos por momentos onde podemos ser retratados ora como um, ora como outro.

Sempre nos colocando na posição de juízes, que não somos, sempre tentando avaliar as situações como "deveriam ser" através da nossa ótica, julgamos até a Deus, nos fazendo pobres coitados diante das situações adversas. A Palavra de Deus nos apresenta Seu Reino e as bençãos espirituais já foram liberadas, precisamos de posicionamento. O filho mais velho precisava encontrar a alegria de viver perto do Pai, fonte de tudo que ele precisava. O filho mais novo precisava encontrar a alegria na vida que o pai lhe proporcionava, a vida que havia sido planejada para ele, onde teria paz, alegria e suprimento constante.

Nossos planos nunca vão superar os de Deus em perfeição. Já perguntou para Deus o que planejara para você hoje? Que caminho Ele preparou para você percorrer hoje? Quandovocê, antes de qualquer coisa, busca a Luz na Palavra de Deus fica mais fluído o caminhar e você consegue, mais naturalmente, ouvir a voz de Deus, Suas estratégias para vencer as batalhas, caminhar em Seus passos. A Palavra de Deus te leva ao centro de Sua vontade.

As parábolas da moeda e ovelha perdidas também falam de uma festa, uma alegria pelo reencontro, pelo retorno, pela ressurreição. Saiba que o inimigo da nossa alma está pronto para tirar essa alegria de você todos os dias. Esteja firme na Palavra de Deus, cheio dela, pois terá uma espada para cortar cada amarra que o diabo tentar colocar em você.

Paz!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

A Moeda Perdida

Lucas 15:8-10

A disposiçãomde Deus em nós sempre nos trará dias de júbilo. Quando as águas se movem produzem vida, novidade de vida. A Palavra de Deus nos promete vida em abundância e precisamos perseverar para vivermos exatamente como Ele sonhou que vivamos. Passamos por lutas, dificuldades, vivemos o dia do "acho que não vai acontecer", mas se conseguimos manter o foco em Jesus, mesmo doídos, mesmo estraçalhados por dentro, o novo dia chega, o terceiro dia da ressurreição acontece para nós!

A história contada por Jesus mostra um dia de desespero de uma mulher pois havia perdido dez por cento de tudo o que tinha, mas ao invés de se deixar vencer pelo sentimento contrário ela fez o que precisava ser feito:

1. Acendeu a candeia - sem luz não conseguimosenxergar o que precisamos! Nossa Luz é Jesus, O Verbo, A Palavra! Não se afaste da Bíblia! Ela constrói uma estrada de vitóriasmpara você!

2. Varreu a casa - sonda o teu interior diariamente. Peça perdão pelos teus pecados diariamente. Limpe a casa de Deus, você, não permita que as trevas façam morada no espaço que foi consagrado a Deus!

3. Procurou diligentemente até encontrá-la - estamos na era internética do imediato. Reaprenda a contar os dias com Deus, não com o mundo! A perseverança tem deixado de fazer parte do dia a dia da Igreja dando lugar ao frenezi do "deixa que eu resolvo". Cuidado. Persevere e deixe Deus agir!

Se prontificando, e não se mortificando diante da má notícia, o dia da festa vem, da comunhão, do riso, da restituição que vem das mãos de Deus!

É claro que, nesta parábola, Jesus falava especificamente de uma alma que se afasta da presença de Deus, nos deixando o exemplo de como devemos nos preocupar em trazê-la de volta. Devemos, antes disso, saber os motivos, ajustar as falhas, as brechas que a fizeram sair. Sem consertar o problema que gerou a falha, as perdas só se multiplicarão.

Fiquem firmes e arrumem a casa de vocês!

Paz!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

A Ovelha Perdida

Lucas 15:3-7

A nossa rota em direção ao Pai sempre é motivo de alegria para Ele! Imagine um pai chegando em do trabalho e um filho o recebendo cheio de alegria, um abraço apertado, dizendo que sentiu sua falta?!?! Qualquer pai se sente lisonjeado e renovado. Nós, pais, somos rotineiramente felizes quando está tudo bem: contas pagas, comida na mesa, todos gozando de boa saúde, mas quando há uma interrupção nesse fluxo de alegria constante, o peito já se enche de preocupação e a paz só volta quando o problema é completamente sanado.

A preocupação de um pastor com suas ovelhas é igual e a de Deus com Seu povo muito próxima disso pois provem do amor. Já ouvi tanta coisa a respeito dessa parábola, mas hoje o Espírito Santomme tocou com o arrependimento. O quanto nosso arrependimento toca Seu coração e O alegra. O quanto reconhecermos que falhamos, que não somos super-heróis, o quanto precisamos dEle, sim, o quanto somos infantis, reclamões, imaturos e chormingões, o quanto reconhecer tudo isso diante de Seu altar, nos arrepender e nos abrir para a transformação que vem dEle alegra o Seu coração!

Procure caminhos que agradem o coração de Deus e, com certeza, na caminhada, você terá a oportunidade de abençoar muita gente! Foi para isso que Deus nos chamou! Chamou os doze, eles aceitaram, Ele os enviou para fazerem a diferença e libertar cativos, buscar Suas ovelhas perdidas, em Seu nome, com base em todas as experiências que tinham vivido com Ele e ouvido dEle. Não podemos deixar parado em nós o alimento que Ele tem nos dado!

Volte para o aprisco! Provoque a alegria de Deus! Coloque teus sentimentos no aprisco, coloque as tuas decisões no aprisco, coloque teus relacionamentos no aprisco, não fique de fora! A maior alegria dO Pastor é ter ovelhas que desejam ser pastoreadas. Arrependidas, rendidas ao Senhor Jesus!

Paz!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O Bom Samaritano

Lucas 10:30-37

As nossas atitudes refletirão o quanto de Deus há em nós! Os títulos, o que cremos e o que sai da nossa boca, sem vínculo com aquilo que fazemos, pouco vale!

A parábola de Jesus traz seis personagens: o "certo homem", roubado e surrado, os salteadores, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro. Sabemos que Jesus usava as parábolas, que era um recurso eficaz da linguagem judaica, para ensinar algo e logo nos colocamos no lugar do samaritano, afinal é assim que devemos ser! Mas hoje proponho uma investigação mais apurada a fim de saber quem você é, hoje, nessa história. Tuas atitudes, palavras que tem saído da tua boca, representam qual dos personagens dessa história?

1. Um "certo homem", um ser humano que, na terra, é passível de passar por aflições e aguardar o tempo de Deus para viver a dupla honra;

2. Os salteadores, sem aptidão própria, com inveja da conquista alheia e, sem capacidade de conquistar por seus próprios méritos, tem prazer em ver o "próximo" caído, derrotado;

3. O sacerdote, ao invés de representar Deus na terra leva a bandeira de uma religião ou doutrina como sendo a única verdade mundial e, seguindo a "carreira" não dá atenção ao "próximo";

4. O levita, muitas preocupações em realizar mas o amor ao próximo esfriou. Visão turva sobre o que, realmente, é servir a Deus. Ensimesmado e frio, não se importa com quem não está no mesmo patamar que ele;

5. O samaritano que, a despeito de sua trajetória e objetivo inicial, para tudo para resolver o problema do próximo. Suja suas mãos com sangue, tira do que é seu para doar e garante que o cuidado será completo;

6. O hospedeiro, que ganhou uma missão, um envio, foi avisado que poderia até usar de seu próprio orçamento, mas que poderia confiar na restituição futura.

Pode ser que o Espírito Santo, nosso melhor amigo, fale coisas que não gostemos de ouvir sobre nossa atuação no palco da vida. Mas Ele faz a ferida e a cura, diz a Palavra.

Abra-se para uma transformação de caráter que reflita em tuas atitudes! Sejamos verdadeiramente transformados e herdemos a vida eterna! Assim não teremos mais dúvidas como a do "intérprete da lei" do versículo 25 do mesmo capítulo que lemos.

Paz!