domingo, 5 de julho de 2015

O Administrador Desonesto

Lucas 16:1-17

Tratando-se de dinheiro parece que o assunto fica sério demais, pesado. Satanás conseguiu, mesmo, fazer com que a moeda reluzisse muito e fosse motivo de tantos problemas no mundo e afastamento de Deus! Nós, cristãos, precisamos enxergar a verdade de que nossas fontes estão em Deus e em Suas Palavras. Jesus garantiu isso para nós! A mínima ameaça externa nos deixa esmorecidos, tira a nossa força e parece que é o fim da linha, mesmo a Palavra apontando a Deus como o Dono do ouro e da prata.

Deus experimenta nosso caráter com aquilo que o dia a dia nos apresenta. Ele observa e vai liberando, ou não, possibilidades de crescimento por nos amar e saber, antes de nós, se vamos ficar bem, ou não. O administrador e o patrão da parábola eram homens gananciosos, envolvidos com muito dinheiro, usaram de estratégia, ambos, para proteger o que era seu. Jesus faz um paralelo com o tesouro eterno, pois buscamos mais estratégias para manter o que temos aqui do que para garantir o que temos na eternidade. Temos muita preocupações, e elas nos consomem diariamente, com nosso bem estar terreno. E nosso futuro celestial? Está garantido? E nossas preocupações com a eternidade alheia? Qual o grau de preocupação com a salvação dos teus parentes e amigos?

Os fariseus, enquanto Jesus contava essa parábola, se contorciam pois eram gananciosos, conheciam a Lei e, para eles isso bastava, "do resto eu corro atrás". Levar uma vida na dependência exclusiva de Deus é um grande desafio porque as provas que nos são apresentadas pelo mundo são cruéis. Mas se somos fiéis no pouco, Deus é fiel para nos guardar e levar a caminhos mais largos! Precisamos aprender a confiar! Os filhos das trevas, os cegos, incautos, têm seu tesouro aqui. O nosso é na eternidade! Aqui usufruímos daquilo que o Pai nos abençoa e multiplica com Sua benção sobre nós!

Ponha o dinheiro no lugar dele! Administre-o! Não o deixe administrar teus sentimentos! Reconheça a fonte da verdadeira benção: Deus! Lembre-se de que Deus te ama e, seja qual for a situação, boa ou ruim, sempre há algo a somar para a eternidade, onde estamos ajuntando nosso verdadeiro e mais valioso tesouro! Aleluia!

Paz!

Nenhum comentário: