sexta-feira, 10 de julho de 2015

Os lavradores maus

Lucas 20:9-16

Deus, em Seu infinito amor por nós, sempre espera o melhor, sempre! Desde o início de tudo, prepara o melhor e nos entrega nos dando a oportunidade de lembrarmos o quanto Ele é responsável por aquilo que nos favorece, nos abençoa, nos edifica e nos faz ser melhores nessa terra. Temos vida, o ar que respiramos, pessoas que amamos e que nos ama, um trabalho, dons, saúde, força para trabalhar, mesmo assim reclamamos tanto, tínhamos o jardim, mas preferimos ouvir uma serpente com asas, éramos um povo em ascensão, mas não soubemos conviver uns com os outros, nos corrompemos, fomos livres da escravidão, estávamos no deserto com suprimento do céu, mas murmuramos até irritarmos a Deus, isso mostra o quanto a insatisfação humana não tem limites, o quanto a carne, a vontade própria faz separação entre o homem e Deus quando não há domínio sobre ela.

A parábola dos lavradores maus foi contada por Jesus em meio aos questionamentos e julgamentos dos anciãos e principais sacerdotes quanto às Leis enquanto Jesus ensinava no templo. Não admitiam que alguém “de fora” chegasse ali, depois de tantos anos, com tanta liberdade na vida com Deus, nova vida, amor? Era tudo muito bom? Onde iria parar a tradição, os costumes, o controle humano já estabelecido? Então, Jesus introduz a parábola e eles a compreendem bem, como diz a Palavra, se eles não quisessem a verdade, Deus daria a outros que a aceitassem para si. E essa verdade espiritual, um princípio divino, ecoa desde o princípio. Deus está sempre na disposição de despenseiro, abençoador, investidor, pai amoroso, mas não é incoerente em derramar infinitamente sobre quem não reconhece que vem de Suas mãos. O objetivo de Deus é relacionamento. Deus é Santo. Precisamos ser separados para mantermos esse relacionamento saudável. Então Deus põe tudo no relacionamento, investe tudo e nós não precisamos entrar com nada nesse relacionamento?! Incoerência! Precisamos acordar! Vivemos por aí propagando que amizades, relacionamentos são uma via de mão dupla, mas quando é com Deus, Ele que “se vire” sozinho?! Incoerência!

Jesus veio para os judeus, eles O rejeitaram. Não façamos o mesmo desprezando os sinais de Deus para nós, Sua voz, Sua Palavra, Seus cuidados para conosco. Um amor que não vê limites, pois não os tem. Não seja você um limitador do amor de Deus! Deleite-se nEle, em Sua presença e viva a vida em abundância, aqui na terra, como se já estivesse no céu!

Paz!

Nenhum comentário: