sábado, 31 de outubro de 2015

Silêncio, Solidão e Outras Disciplinas

Silêncio, Solidão, Anotações, Aprendizado e Perseverança nas Disciplinas

Mateus 14:23

Por muito tempo em minha vida silêncio e solidão eram matéria prima da depressão que corroía minha auto-estima e vitalidade. Hoje vejo como O Senhor Jesus se valia disso para recarregar as baterias, para se reencontrar, confirmar o chamado, ouvir mais nitidamente a voz de Deus e até Sua própria voz.

O inimigo da nossa alma se aproveita de cada momento para nos abater e nós, sem sabedoria, sem entendimento, achamos que no vale da sombra da morte há um quarto reservado para nós.

As Disciplinas Espirituais praticadas por Cristo O auxiliaram a ser quem Foi, e É, e podem ser analisadas e copiadas hoje para que sejamos piedosos, assim como Ele foi e transformemos o nosso entorno agindo diferente, sendo luz e sal. Que as criaturas provem desse sabor e passem a ser filhos.

O mundo de hoje cortou a palavra "disciplina" do vocabulário. Estamos na geração do prazer em todo tempo. Infelizmente o foco é o prazer temporal, ninguém se preocupa com o prazer eterno, há uma força tarefa demoníaca para tirar nossos olhos do que é realmente importante.

Fazer anotações sobre nossa vida com Deus, nosso relacionamento com Ele, escrever sobre nossa postura durante o dia nos ajuda a enxergar de fora características e atitudes que não apreciamos em nós mesmos e a manter o foco em Jesus. Assim refletimos e agimos - em prol da mudança - mais objetivamente.

Se resolvermos, assim como Daniel resolveu, que vamos ser diferentes, como Jesus foi na Terra, teremos força para perseverar em aprender cada dia mais com Jesus e nas Disciplinas Espirituais, não para ser melhor que o próximo, mas para ser parecido com Cristo.

Que o mês de Outubro tenha sido proveitoso e de crescimento e que o mês de Novembro seja recheado das novidades de Deus para nós!

Paz!

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Jejum

LUCAS 5:30-35

Jesus disse que há certas castas de demônios que só saem com jejum e oração, duas armas que, aliadas, quebram cadeias. As Disciplinas Espirituais não são bem quistas por nossa carne, nosso corpo, o jejum muito menos. Mas se a prática das Disciplinas é para que sejamos como Cristo, para que diminuamos afim de que Ele cresça então, penso eu, vale todo e qualquer esforço. Afinal, Cristo será cada vez mais conhecido se houver mais de Seus discípulos espalhados por aí.

Fariseus, saduceus, amantes e observadores, juízes não diplomados, sempre existirão e estão prontos a apontar o dedo e usar a Palavra de Deus para tecer comentários sobre nossa conduta. Quando estamos envolvidos com as Disciplinas sabemos quem somos e essas vozes não nos perturbam.

O jejum não é um mandamento, mas é esperado que o façamos, vide o trecho bíblico de hoje. Enquanto Jesus não volta o jejum nos prepara nos mostrando que Ele é realmente tudo o que precisamos para permanecer firmes, além de nos conectar com o mundo espiritual intensamente.

Observe se você tem sido vencido por um cafezinho, ou uma simples refeição. Sempre que se propõe ao jejum não "suporta" a abstinência e desiste. Isso é prova da vitória da carne. A carne está mais forte que o espírito, pois tem sido melhor alimentada. Observe isso e mude de hábitos. Veja o quanto do teu dia você dedica para alimentar tuas vontades humanas e etéreas. O quanto do que você tem absorvido vai para a eternidade com você?!

Jejue! Comece hoje! Comece agora! Mostre para a tua carne o senhorio do Espírito Santo na tua vida!

Paz!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mordomos Do Tempo E Do Dinheiro

Efésios 5:15-16
Ageu 2:8

Há alguns muitos anos atrás participei de um congresso sobre Mordomia Cristã. Aqueles três dias foram importantes para mim pois pude compreender, enfim, meu papel aqui na terra, o uso das coisas e a posse real de cada uma delas. Além disso, entendi o que Deus espera de nós em relação ao uso do dinheiro.

As Disciplinas Espirituais com o objetivo de nos tornarmos mais semelhantes a Cristo envolvem também o uso otimizado do tempo, além do uso do dinheiro. O inimigo da nossa alma é o mais interessado em nos envolver em atividades que não geram fruto algum, nem aqui, nem na eternidade. A ele também importa que não tenhamos cuidado e foco no uso dos valores, pois sabe que podem ser muito útil para o avanço e manutenção da obra de Deus na terra.

Sabemos que os dias têm passado a jato e que se não houver organização e planejamento chegamos ao fim do dia frustados por não conseguir executar grande parte do que pensamos.

Com o dinheiro passa algo parecido, nos frustramos com Deus, como se a culpa fosse dEle. Muitas vezes não se obedece ao princípio básico da entrega do dízimo, mas o desejo é que mesmo assim o devorador passe ao largo da nossa casa. Deus não é transgressor, mas fiel a Sua Palavra e Justo. Precisamos deixar de achar que Deus se inclina a nós por nossas birras infantis e aprender de Sua Palavra para obedecê-La nos detalhes.

Ser mordomo é cuidar com excelência do que não lhe pertence. O tempo é uma dádiva diária e por isso todas as manhãs enxergo uma estrada aplainada por Deus para mim e pergunto a Ele o que devo fazer para agradá-Lo e corresponder as Suas expectativas naquele dia.

Quanto ao dinheiro, os 90% que são administrados por nós precisam ser investidos diligentemente, com foco naquilo que edifica (cuida, faz manutenção e traz crescimento) a nós, nossa casa e a obra de Deus.

Como Deus deseja nos fazer crescer permitindo que usufruamos daquilo que Lhe pertence, nos ensinando e dando liberdade para que nos desenvolvamos na mordomia! Jesus foi o Mestre em remir o tempo. Foram os três anos de ministério que mais mudaram o curso da humanidade. Completamente desapegado aos valores materiais, nunca Lhe faltou nada, isso é a verdadeira prosperidade.

Cuide do que é teu e cuide bem daquilo que é de Deus!

Paz!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Servir Uns Aos Outros Com Os Dons

1 Pedro 4:7-11

O serviço, quando compreendido e focado, nos faz crescer e melhorar como filhos de Deus. Sentir amor intenso uns pelos outros no mundo de hoje é para aqueles que sabem quem são em Cristo Jesus. O amor já está escasso, intenso então só com Jesus!

Dispensar aos outros os dons pessoais em forma de serviço é um exercício e um dever cristão. Se estamos aqui para espalhar o bom perfume de Cristo, como o faremos? Pense naquilo que você sabe fazer de melhor, naquilo com que você se destaca na multidão. Agora se pergunte como você pode usar esse dom, essa destreza, em prol da obra de Deus, da comunidade, para melhorar o entorno. Ore, ouça a voz do Espírito. Ele te direcionará!

Simples assim: comece a servir!

Paz!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Servir Motivado

Gálatas 5:13-15

Quando a maior motivação do ser humano for o amor, o mundo terá sua história mudada. Poder, dinheiro, autoridade, prazer, segurança, nosso foco tem sido escolhido de acordo com as circunstâncias, com a maneira como caminha a humanidade.

Se não somos daqui, se somos do céu, devemos andar de acordo com as leis do céu. Se o Livro da Vida diz que todas as coisas convergem para o amor, então precisamos convergir nossos olhares e decisões para a lei do amor.

Regras, disciplinas, sejam espirituais ou não, precisam desaguar no mar do amor para que valham a pena. As disciplinas espirituais, quando não têm o propósito da PIEDADE (ser como Cristo), se tornam roteiro religioso, e isso era o que praticavam fariseus, saduceus e muitos outros nos tempos da primeira vinda de Jesus.

Fazemos parte de uma geração diferenciada, que tem uma fé maior do que aqueles que viram a Jesus, pois mesmo não O vendo em carne, cremos em tudo! Somos aqueles que O servem por amor, gratidão e com muita alegria. Sabendo que o fim de tudo é o resplandecer de Sua glória e amor através de nós e, consequentemente, nossas obras.

Revise a motivação do teu serviço. Se necessário for, reorganize tudo dentro de você, mas não deixe a chama do amor apagar!

Paz!

sábado, 24 de outubro de 2015

Serviço

Hebreus 9:11-14

É tão bom reacender a chama do serviço! Ler a Palavra de Deus e trazer à memória o sacrifício que foi feito para que tivéssemos acesso ao serviço. Antes só judeus, agora quem crê é salvo, transformado e pode servir! Aleluia!

A primeira coisa que precisamos refazer em nossa mente é a mentalidade de que servir a Deus é ter um cargo na Igreja. Por favor! Servir no meio dos crentes é a Fase 1 do jogo! Veja José quando foi para o Egito! Serviu dignamente longe de sua família e fez o nome de Deus exaltado em uma terra estranha. É isso! Faça a diferença!

Sorria quando todos estiverem sisudos. Dê uma nova chance quando todos fecharem as portas. Louve quando houver dor. Agradeça quando houver medo. Creia no controle divino quando as notícias forem contrárias. Fale de amor e esperança quando os enfraquecidos insistirem com suas frases derrotistas, mas faça a diferença!

Será que o sacrifício de Cristo, que tornou desnecessário todos os outros, não fez efeito em nós nos santificando pelo sangue para o serviço? A Palavra diz que passamos de uma vida de obras mortas para servir ao Deus vivo, com obras que clamam até a eternidade. Isso é lindo e estimulante!

¡Apúrate!

Paz!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Evangelismo Disciplinado

Mateus 5:16

As Disciplinas Espirituais com o propósito de nos tornarmos mais parecidos com Jesus, ou seja, de transformação do nosso caráter espiritual e mortificação do homem carnal deixam de ser peso e passam a ser alvo, conseguimos nos dedicar com prazer. Qualquer outro tipo de motivação é estimulante até "a página dois", depois de um tempo deixamos de lado.

Mesmo com o objetivo correto traçado, as disciplinas não são fáceis de serem cumpridas, nosso corpo, rotina e pré-disposição humanos não as favorecem, pelo contrário. Por isso sua busca se torna um esforço, assim sentimos na pele o quão trabalhoso é estabelecer o Reino de Deus, vemos que a Palavra não está errada!

Ler o texto de hoje e saber que a Luz, que é Jesus, precisa brilhar através de nosso corpo predisposto às trevas é lindo e desafiador. O Evangelismo cumpre esse papel muito bem, pois somos canal da Luz, da salvação e a glória é toda de Deus, O Grande Mentor do Plano da Redenção humana.

Como se programar, se disciplinar, para evangelizar quando não sentimos brotar em nós o dom? Quando nos vemos através do espelho da alma e não ouvimos alguém nos chamando de Evangelista, mesmo compreendendo que Deus espera isso de cada um de nós? Orando!

Peça a Deus em oração que lhe dê oportunidades de testemunhar do amor de Deus e falar de Seu plano para a salvação. Cave oportunidades! Seu círculo de amizades é de cristãos, pelo menos em sua maioria, certo? Cave momentos, tranquilos (seja sábio) com não-crentes! Assim você sempre terá a oportunidade de ser luz na escuridão.

O IDE é para todos nós, a maneira como vamos executá-lo depende do instrumento que pusermos à disposição do Espírito Santo, porque a matéria prima e o poder são dEle!

Invista!

Paz!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Revestidos De Poder

Atos 1:4-8

Podemos nos lançar sem medo à disciplina da evangelização pois quem nos garante é o Espírito Santo. Somos apenas testemunhas de Yeovah e de Seu poder manifesto através de Jesus Cristo. Testemunhas da salvação que nos sobreveio através da fé. Nada é nosso, tudo é dEle. Somos apenas instrumentos.

Se levamos uma vida focada em cumprir o Ide, em ser luz e sal, em obedecer a Deus e ser imitador de Jesus Cristo, não temos o que temer. Não deve haver expectativas em apresentar-se como anjos na terra, santos imaculados, pois não o somos (ainda). Escolhemos um caminho de santidade e isso é um aprendizado diário. As pessoas se frustram quando se deparam com cristãos "santos" pois já concluem que não conseguirão atingir "aquela meta". Mas quando nos apresentamos com nossas imperfeições e total dependência dAquele que é Perfeito mostramos que a salvação realmente é possível a qualquer um que acreditar.

A eloqüência, cursos de teologia, universidades, línguas estrangeiras, tudo isso será mero instrumento nas mãos do Espírito Santo SE Ele quiser usar, SE. Pois é Ele quem convence, quem toca o coração. Somos apenas canais.

Experimente hoje! Se deixe usar pelo Espírito Santo em prol da salvação de alguém.

Paz!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Evangelismo

Mateus 28:18-20

Temos medo de fazer coisas nas quais não somos seguros e o evangelismo é uma dessas coisas, cremos que a eficácia consiste na eloqüência humana e no objetivo final cumprido: salvação. Ledo engano.

Tenho aprendido tanto de Deus nos três últimos meses e tenho comprovado que o caminho da libertação é trilhado com sucesso quando mergulhamos na Palavra de Deus, sedentos dela e buscando revelação e aplicação pessoal. Aprendi que precisamos nos disciplinar para evangelizar pois a Grande Comissão é para nós, não para as pedras. A eloqüência evangelística pode ser usada, ou não, como instrumento pelo Espírito Santo, pois o poder é dEle. O resultado final pode ser a confissão para a salvação imediata, ou não, pois evangelizar é propagar as Boas Novas e a salvação é para quem crê. Nosso papel é propagar.

Então agora precisamos analisar o que temos propagado, em todos os âmbitos: palavras da nossa boca, olhares, nossa vestimenta e comportamento, nossas postagens nas redes sociais, o que você tem desejado comunicar? O que você tem propagado mostra o poder de Cristo através da tua vida?

Pensemos "fora da caixinha"! De que maneiras o Espírito Santo pode nos usar para evangelizar?

Paz!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Adorar A Qualquer Tempo

João 4:19-24

A adoração também entra no hall das disciplinas espirituais porque adorar em meio as tempestades da vida, definitivamente, não é para qualquer um. Enxergar o Deus amoroso e de paz em meio a guerras é para quem tem olhos espirituais e isso não se aprende do dia para a noite, uma relação de confiança com Deus é construída no dia a dia, em meio a pequenas atitudes e escolhas, durante o progresso de cada uma das disciplinas espirituais.

Jesus estava ali com Sua porção Mestre, ensinando, esclarecendo, quebrando paradigmas religiosos e mostrando àquela mulher que o que importa realmente ia muito além de ritos, obrigações e aparências. O mundo espiritual é invisível e a verdade, o chamado para a transparência da verdade, assusta.

Ter uma vida transparente e com foco no mundo espiritual é uma escolha que, certamente, traz consigo sua cruz, a obra a ser completa, o estabelecimento do Reino de Deus é uma caminhada na qual nadamos contra a corrente. Os sinais do fim dos tempos são claros, cada vez mais os cristãos, baseados na Palavra de Deus, são isolados como povo "estranho", "preconceituoso", pois essa é a mentira que satanás estabelece no consciente coletivo. Temos que reencontrar maneiras de criar nossos filhos em meio a tanto sofisma, o errado passa a ser legislativamente certo e contra isso não conseguimos lutar.

Está tudo escrito no Livro da Vida, não há supresas, só constatações. Precisamos aprender a adorar a Deus independente de fatores de influência externa, como quem sabe que Ele agirá e que Sua mão sempre está estendida sobre Seu povo.

Adore-O em todo tempo!

Paz!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

É Tudo dEle

Êxodo 20

Os dez mandamentos são um cuidado tão amoroso de Deus, desejando nos tornar especiais, diferentes nessa terra turbulenta e assassina. Em Cristo o cumprimento desses direcionamentos ficam ainda mais fluídos, pois com o Espírito Santo como "coaching" ou "personal holiness" não temos do que reclamar.

Deus chama nossa atenção para exclusividade. Ele nos faz povo exclusivo dEle e deseja que adoremos somente a Ele também, assim como em qualquer outro relacionamento saudável, os modernosos que me perdoem, pois fidelidade mútua é o que ainda se espera. Nosso foco de adoração, louvor, contemplação e alegria é O Senhor. Qualquer outra coisa/pessoa que se posicione no centro da nossa vida se torna raíz de morte espiritual.

Deus é Espírito e importa que O adoremos em espírito. Nada material ou humano é digno de adoração, estamos tratando de coisas invisíveis. É mais simples do que se imagina. TUDO vem dEle, é dEle e volta para Ele em forma de adoração, somos apenas mordomos por aqui. Sejamos BONS mordomos!

Já adorou hoje? Ontem imagino que sim, na comunhão, até chorou, né!? Tamanha "emoção"! Mas e hoje? Acordando na segunda-feira-real? Já O agradeceu? Já O contemplou? Já se emocionou com Sua presença?

#foco

Paz!

É Tudo dEle

Êxodo 20

Os dez mandamentos são um cuidado tão amoroso de Deus, desejando nos tornar especiais, diferentes nessa terra turbulenta e assassina. Em Cristo o cumprimento desses direcionamentos ficam ainda mais fluídos, pois com o Espírito Santo como "coaching" ou "personal holiness" não temos do que reclamar.

Deus chama nossa atenção para exclusividade. Ele nos faz povo exclusivo dEle e deseja que adoremos somente a Ele também, assim como em qualquer outro relacionamento saudável, os modernosos que me perdoem, pois fidelidade mútua é o que ainda se espera. Nosso foco de adoração, louvor, contemplação e alegria é O Senhor. Qualquer outra coisa/pessoa que se posicione no centro da nossa vida se torna raíz de morte espiritual.

Deus é Espírito e importa que O adoremos em espírito. Nada material ou humano é digno de adoração, estamos tratando de coisas invisíveis. É mais simples do que se imagina. TUDO vem dEle, é dEle e volta para Ele em forma de adoração, somos apenas mordomos por aqui. Sejamos BONS mordomos!

Já adorou hoje? Ontem imagino que sim, na comunhão, até chorou, né!? Tamanha "emoção"! Mas e hoje? Acordando na segunda-feira-real? Já O agradeceu? Já O contemplou? Já se emocionou com Sua presença?

#foco

Paz!

domingo, 18 de outubro de 2015

Adoração

Mateus 4:8-9

Adorar é prestar culto, amar extremosamente, gostar muitíssimo e venerar, assim encontramos nos dicionários. Já na vida "como ela é" vê-se muita "coisa" que tem aparência de adoração mas esconde objetivos mega pessoais. São manifestações encantadoras - e aqui lembro que o Livro da Vida diz que satanás pode se travestir em anjo de luz - mas que são máscaras de arrecadação com o fim de investimento em egos beeeem superlativados.

Adoração a outros deuses, no antigo testamento, era pecado mortal, por isso satanás tenta atrair a adoração para si de qualquer maneira. No trecho bíblico de hoje, Jesus estava debilitado em Sua carne, mas cheio da Palavra de Deus, espírito fortalecido, Ele sabia a quem devia adorar e não se desviou de Seu objetivo: santificação. E sua postura fiel trouxe vida a Si mesmo - ressurreição - e a todos aqueles que O recebem.

A adoração a outros "deuses" é menosprezada pela maioria cristã porque pensa que se trata apenas de ajoelhar-se diante de imagem de escultura. Satanás busca adoração travestido de família, dinheiro, trabalho, descanso e tudo aquilo que nos deixa prostrados em adoração contínua, tudo o que achamos ser nossa única fonte de alegria, tudo o que imaginamos não conseguimos viver sem, tudo isso se converte em "outros deuses".

Revise sua vida e prioridades. Peça perdão ao Senhor e volte a tê-Lo como fonte de tudo! Adore-O. Adoração contínua te faz cada vez mais um cidadão do céu. Gozar o que há na terra como se fosse as únicas melhores coisas da vida nos faz cada vez mais cidadãos daqui.

Sabe quando estamos passando temporada de férias em um determinado lugar? Aproveitamos a cidade, tudo ou parte do que ela oferece a seus visitantes mas sabemos que não somos dali. Sabemos que em algum momento temos que voltar a nossa terra e a nossa rotina. Assim deve ser nossa postura nessa terra. Nossa rotina é celestial, é a adoração contínua.

Pense nisso!

Paz!

sábado, 17 de outubro de 2015

Ler, Meditar E Só Então Orar

Mateus 6:5-8

Na busca pela PIEDADE, pelo parecer com Cristo, há algumas práticas que já foram experimentadas por homens fiéis a Deus e que os ajudaram a manter o foco e realizarem o IDE com integridade. Uma delas é orar somente depois da leitura e meditação na Palavra de Deus. É fato que nossa oração fica mais objetiva, menos egoísta e nada autocomiserativa e isso é muito bom!

A Palavra de Deus nos transforma à medida que mergulhamos mais em sua leitura. Se paramos para meditar, para pensar na Palavra, se buscamos encontrar em nós um cantinho que necessite de transformação através daquele texto lido, quando vamos ao altar de Deus para orar já entramos, minimamente, gratos pela experiência vivida. Nossas palavras nunca serão repetitivas pois estarão sempre embasadas na Palavra inspirada pelo Espírito Santo. Se temos que orar por outras pessoas, profetizamos a mesma Palavra sobre elas. Essa prática faz com que nos enxerguemos como o intercessor que nunca imaginamos ser!

Jesus, no trecho bíblico de hoje, fala sobre o parâmetro errado de oração, postura errada, motivação errada. Precisamos encontrar motivação na fonte certa: Palavra de Deus.

Leia - Medite - Ore

Faça um teste!

Paz!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Oração Modelo

Mateus 6:9-15

Aquele que diz que não sabe orar como se deve nunca leu este trecho do Livro da Vida. Jesus como O Mestre que era ensinou, tim tim por tim tim, o andamento de uma oração saudável, que contem tudo o que é necessário para que uma boa comunicação se estabeleça com o Pai, para que a oração seja uma ponte entre o mundo natural e o sobrenatural.

Me deter nos pontos já tão ministrados, versículo a versículo, das palavras de Cristo seria mais do mesmo. Vou pontuar aqui o quanto este modelo nos mostra que tudo o que fazemos reverbera, ecoa, ao redor de nós. A lei da semeadura não pode ser anulada.

Depois da oração-modelo Jesus fala sobre nossos relacionamentos, nos mostrando o quanto somos hipócritas se não vivemos o que professamos. Pedimos longanimidade da parte de Deus mas nem tentamos ser pacientes com o próximo. Queremos que Deus entenda as razões das nossas quedas mas estamos com dedo em riste para julgar o primeiro irmão que deixar transparecer sua humanidade.

Ora, vivamos o que professamos. Reflitamos a glória dAquele que dizemos ser nosso Pai. Ele deseja ser conhecido através de nós. Que pai não fica orgulhoso quando alguém diz que seu filho se parece com ele?! E no caráter, então?! Você acha que Deus espera o quê de nós aqui neste mundo tenebroso?

Oremos e também ajamos conforme aquilos que falamos! Sejamos coerentes! O cristão tem se deixado levar pela força da humanidade! O etéreo não é mais poderoso que o ETERNO. Foque naquilo que você realmente quer para a tua vida aqui e no além Terra.

Paz!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O Prazer Do Senhor

Provérbios 12:22

Desde que conheci a Jesus vivo em uma incessante busca: como agradá-Lo? A Bíblia nos ensina isso e hoje passando por esse versículo do livro de Provérbios lembrei do meu objetivo de vida: em tudo que eu faça, causar um sorriso em Deus.

Hoje acredito que provoco gargalhadas no meu Pai porque passo 18h por dia perguntando a Ele se o que estou vivendo na vida profissional é realmente verdade! Estou como quem sonha! Como os hebreus quando saíram do Egito em direção a Canaã.

Neste Dia dos Professores quero agradecer a Quem acreditou em mim mais uma vez, Ele é o Deus das novas oportunidades, oro para que eu consiga ser aquilo que Ele planejou que eu fosse e que cada aluno receba, uma centelha que seja, de Sua Glória através da minha vida.

Nunca deixe de sonhar, crer e, principalmente, orar, colocar diante do altar de Deus as tuas petições. Oração é combustível para a nossa fé e o lubrificante no nosso relacionamento com o Deus Fiel!

Paz!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Oração

Lucas 19:46

Em que estamos transformando o templo do Espírito Santo? Aqui vou omitir a discussão sobre muitas ações de muitas das atuais Igrejas, não vale o tempo gasto. Jesus disse que a Casa de Deus deveria ser conhecida como Casa de Oração, porque fora dela a imagem está distorcida? Por nossa culpa! Se buscássemos conhecer as Escrituras a fundo e não somente aquilo que tem sido dito sobre as Escrituras, a revelação dada a outras pessoas, se buscássemos a revelação para nós, transformação pessoal, busca pessoal, teríamos um grupo de cristãos curados, que andariam por essa terra curando com a própria sombra, levando transformação por onde passassem.

A oração faz parte das práticas que fogem da rotina humana natural e, por isso, precisamos de disciplina. Quanto tempo? Em que posição? Se é audível ou não, isso é particular, cada um constrói o relacionamento com Deus como bem entende, só não podemos abrir mão de fazê-la.

Sabe o que um dia me apavorou - por pura falta de intimidade com Deus - mas que hoje me assusta? Alguém se negar a orar quando solicitado! Um incircunciso tudo bem, mas um cristão? Não pode! Isso é evidência de vida sem intimidade com o Pai, além de falta de conhecimento sobre o que é uma oração de fato.

Fale com o teu Deus em todo o tempo! Dê tempo a Ele para que fale com você também! O que não é normal é um filho não falar com seu Pai. Faça do teu corpo, do templo, uma Casa de Oração.

Ore!

Paz!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Palavra Viva

1 Timóteo 3:14-17

Quando aprendi que a Palavra precisa fazer efeito primeiro em mim passei a viver dias melhores na presença de Deus. É tão bom saber que Deus não deseja que vivamos uma rotina pura e simples, mas uma transformação que vem da aplicação de disciplinas à vida espiritual, à vida com Ele.

O trecho bíblico de hoje deixa claro o objetivo da leitura e aplicação da Palavra, o que a Palavra faz conosco, que é o alvo das disciplinas espirituais: perfeição - assim como Cristo o é. Ser aperfeiçoado para a execução do IDE, mas antes ser transformado.

O inimigo da nossa alma tem uma dedicação especial em desanimar o povo de Deus quanto a uma vida de leitura bíblica. Como ele conhece a Palavra, mais que muito cristão, ele sabe do efeito, nocivo a ele, de um povo transformado caminhando e influenciando essa terra. Cuidado! Sua falta de interesse pode ter origem na ação direta de demônios na mente.

Aplicar a Palavra de Deus na nossa vida faz novo um dia que poderia ser só uma rotina. Ativa a mente de Cristo em nós e passamos a enxergar o que, naturalmente, não poderíamos.

Se entregue a essa experiência diária!

Paz!

sábado, 10 de outubro de 2015

A Fé Pela Palavra

Romanos 10:1-18

A Palavra da fé está mesmo na nossa boca e no nosso coração? Estamos prontos para falar dessa Palavra, nossos sentimentos e pensamentos são permeados pelas palavras do Livro da Vida ao ponto de a qualquer momento poder usá-las como a espada da verdade de Efésios 6?

A memorização bíblica é outro instrumento dentro das disciplinas espirituais que nos faz mais parecidos com Cristo, que tinha sempre a Lei na ponta da língua. No deserto Ele venceu a grande tentação com a Palavra que estava em Seu coração e em sua mente.

Costumo dizer que na minha vida o que não sinto "na pele" não fica na minha memória que, de berço, veio com pouco espaço. Lemos na Bíblia que a fé vem, é alimentada e cresce, por ouvir a Palavra de Deus. Precisamos nos colocar na rota dessa "audição" todos os dias de alguma maneira. De tanto ouvir Ela passará a fazer parte de nós, sendo a nossa verdade. Mas isso só acontece quando queremos de verdade.

Por isso é tão importante que tenhamos experiências pessoais com a Palavra que lemos todos os dias, quando a Espada é usada em nós primeiro nos habilita a usar em outros.

O quanto temos ouvido a Palavra e o quanto ela tem ficado em nós a ponto de fazer parte de nós? Separe um versículo da tua leitura diária, leia, releia, escreva em um papelzinho, leia muitas vezes durante o dia e não pare de ler até que ele te transforme! Assim, aos poucos, o objetivo de se parecer com Cristo vai sendo atingido e a nossa fé cada dia mais "em dia".

Paz!

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Disposição Do Coração

Esdras 7:1-10

A meditação na Palavra é outra importante disciplina espiritual que nos leva em direção à estatura cristã. Esdras, conforme lemos, tinha uma disposição pessoal, ele propunha a si mesmo a leitura e o ensino da Palavra de Deus.

O coração é o órgão que bombeia a vida para todo o corpo e é sempre lembrado como o centro das emoções, das escolhas, o que na verdade é função cerebral. Vamos entender então que as nossas boas escolhas bombeiam vida saudável para todas as áreas da nossa vida na terra. Esdras escolheu a boa parte, dedicar-se à fonte da vida em abundância, a Palavra de Deus.

A meditação é mergulho, investimento de tempo em um determinado assunto, pensamento. No caso da Bíblia, por exemplo, lemos um trecho e gastamos tempo pensando, primeiro, em como aquele trecho vai transformar a nossa vida, em como podemos melhorar com aquela leitura, onde encontramos Cristo naquela passagem, como serão nossas atitudes a partir daquela leitura. Meditar na Lei do Senhor é, então, se colocar a pensar sobre o impacto daquela Palavra, por mais simples ou complexa que seja, na nossa vida. Primeiro em nós, pois somente como testemunhos vivos é que passamos a interferir, direta ou indiretamente, nas vidas ao redor.

Em que temos posto nosso coração, nossos sentimentos e pensamentos? Você me dirá que trabalha muitas horas por dia, que não há tempo, eu te direi que se você deseja alcançar a transformação em PIEDADE, a estatura de Cristo, precisa se prontificar, se organizar e em um compromisso pessoal com Deus passar a investir tempo em leitura e meditação na Palavra. Ela é luz para nossa caminhada e é ela que transforma.

Disponha-te!

Paz!

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Nutrientes Divinos

Mateus 4:1-4

Observe aquilo com o que você tem se alimentado e se esses são, ou não, os causadores, os beneficiadores, do cansaço, indisposição e mal estar que você tem sentido nos últimos tempos. A nossa alimentação, em geral, tem piorado ao longo dos anos, menos saudável, com mais conservantes químicos, menos vida e mais fórmulas. Sem querer nos tornamos um grupo grande de cobaias, recebendo no próprio corpo os efeitos colaterais de tudo isso.

A nossa vida espiritual, de acordo com o trecho bíblico de hoje, passa pelo mesmo processo de nutrição. Nosso espírito precisa de alimento e precisamos atentar para o que temos absorvido e SE TEMOS ABSORVIDO. Há muitos cristãos que vão à Igreja para ter uma rotina religiosa, mas não absorve os ensinamentos de Cristo. No dia da angústia não há munição para a guerra, não há forças para as batalhas, culpa-se a Deus, como se Ele aprovasse a rotina da religião, e afasta-se da comunhão.

Satanás é o tentador e Jesus, em carne, estava debilitado, mas Ele sabia que tudo o que precisava naquele momento era vencer aquela provação na dependência de Deus, com o espírito forte. Ele não precisava de um milagre para saciar sua carne, preferia a certeza de que Deus estaria com Ele todos os dias de Sua caminhada na terra e ter a Palavra dentro de si é a certeza da companhia constante de Deus.

Os sinais, prodígios e maravilhas seguirão aos que creêm, é natural, fluído, se a Palavra de Deus for verdadeiramente absorvida por nós quando a lemos, ouvimos ou cantamos, no dia da tentação saberemos o que fazer, o que dizer, a vitória é certa se estivermos nutridos por aquilo que sai da boca de Deus.

Temos esperado ansiosamente o que o homem tem para nos dizer, mas temos filtrado para saber se vem de Deus mesmo? Muitas vezes não! Absorvemos como verdade absoluta sem saber se Deus o está usando ou não.

Separar tempo para absorver a Palavra de Deus faz parte das disciplinas espirituais. Nosso corpo não está disposto à disciplina, pelo contrário. Por isso precisamos estabelecer esses momentos assim como separamos tempo para o desjejum, o almoço e o jantar. Esperar o milagre é fácil! É tudo com Deus! Não precisamos fazer nada! Mas e a parte do esforço para o estabelecimento do Reino de Deus dentro de nós???

Pense nisso!

Paz!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Leitura Bíblica Disciplinada

Apocalipse 1:3

Queremos ser felizes com pouco trabalho. A lei do menor esforço não vale no Reino de Deus, que é estabelecido por força. A leitura bíblica de hoje fala que o tempo está próximo - a volta de Jesus - e devemos atentar para a Palavra de Deus.

Efésios 6 fala de uma armadura espiritual que é composta também pela Espada, que é a Palavra de Deus. Como usar uma espada sem conhecê-la, sem saber manejá-la? Precisamos nos esforçar e organizar tempo para a leitura bíblica, que sejam trechos pequenos mas que te levem a uma estatura nova na relação com Deus, no conhecimento de Deus.

O Livro da Vida diz que Deus conta Seus segredos aos Seus amigos. Amigos são íntimos, Seus segredos estão em Sua Palavra. Quanto mais lemos mais conhecemos a Deus e nos tornamos mais parecidos com Ele, assim como os amigos de anos acabam se parecendo em muitos aspectos.

Nós, cristãos cheios do Espírito Santo, temos a Bíblia como farol, iluminando nosso caminho e mesmo assim temos andado como cegos no meio da multidão, sem rumo e desesperados, como qualquer outra pessoa sem Jesus. Porquê? Negligenciamos o poder e a eficácia da Palavra em nós. Digo negligenciar apenas porque até cremos que ela tenha poder, mas não nos preparamos para conhecê-la e usá-la como a espada de dois gumes que é.

Há vários planos de leitura bíblica disponíveis, escolha um e foque! Para quê? PIEDADE: Ser mais parecido com Cristo. Estabeleça a meta, foque sempre lembrando do obetivo final que é eterno e prepare-se para a transformação!

Paz!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

A Alegria Em Manter O Foco

Lucas 11:27-28

Se há algo que o inimigo da nossa alma sabe fazer é enviar ótimas distrações de foco. Além dele, nossa carne também parece ter um imã para tudo o que não é divino. Precisamos de disciplina para reconhecer esses elementos disvirtuadores!

A Bíblia é a nossa base, nossa bússola, a Palavra viva, contem todas as direções necessárias para uma vida com Deus na terra, exatamente por isso é claro que uma de nossas maiores dificuldades será sua leitura diária, focada, não para sermos os melhores, mas para atingirmos a meta: PIEDADE, parecidos com Cristo.

Conseguimos ler tanta coisa, até livros que citam a Bíblia, mas ela mesmo fica como plano B de leitura. É como nossa vida com Deus, gastamos tempo falando de nossos problemas com Bispos e Pastores, com o irmão e com o vizinho, mas não gastamos o mesmo tempo com Deus, no nosso lugar de oração.

Jesus disse para aquela mulher que era feliz de verdade que ouvia a Palavra de Deus e a guardava. Enquanto Ele explicava coisas profundas - leia os versículos anteriores - aquela mulher divagava, sua mente viajava em imaginar quem era a mãe de Jesus, ou como ela gostaria de ter sido, sabe-se lá, ela poderia ter tecido um comentário a respeito do que estava sendo ministrado, mas não. Estava voltada para seus pensamentos, seus turbilhões pessoais, talvez um filho que não lhe dava alegrias, ou ainda o filho que não tivera.

Quando paramos para ler a Bíblia é Deus falando conosco! Que honra! Que momento único! Enquanto estou abrindo a minha Bíblia sempre sofro de taquicardia, rs, porque fico na expectativa do que Ele vai tratar comigo, o que será curado ou tratado e a experiência sempre é maravilhosa. Mas tenho uma preocupação: me esvaziar de mim mesmo, das minhas questões terrenas. E tenho que fazer esse exercício várias vezes durante a mesma leitura!

Leia a Bíblia com foco, ouça a voz de Deus, busque-a como um verdadeiro caçador, tenho ABSOLUTA certeza de que sairá da tua leitura mais feliz do que entrou!

Paz!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Compaixão

João 3:16

Amar ao ponto de não ficar estático, mas sair da zona de conforto para efetivamente amar, com atitudes, sejam quais forem, e transformar as vidas ao redor.

Deus poderia ter assistido a humanidade ruir até acabar. Ele poderia ter pensado, puxa, os amo muito, mas não olham para mim, não querem nem ouvir falar de mim. Não tem jeito mesmo, eles preferem a terra a Seu Criador.

Não foi assim. O amor de Deus O moveu para uma atitude sacrificial extrema que resultou em uma redenção em massa. Aí vemos a diferença entre dizer que ama e amar de verdade. Atitude. Piedade. Compaixão.

Enquanto homens, em carne, só conseguimos ter atitudes divinamente inspiradas em favor do próximo quando nos disciplinamos. Nossa carne é corrupta e nossos sentimentos enganosos. Precisamos alimentar nosso espírito regularmente, exercitar nossa carne em fazer aquilo que ela não quer, focados no alvo que é ser parecido com Jesus Cristo.

Atenção: se o foco estiver na eternidade todas as outras coisas (coisas = perecíveis, etéreas) serão acrescentadas. Foque Jesus, Suas atitudes e Palavras, foque transformação do interior, o assassinato do velho homem, o aumento da compaixão, do olhar de amor para o próximo e Deus acrescentará, no decorrer da caminhada, tudo o que for necessário.

Seja luz! Reflita a Luz!

Paz!

sábado, 3 de outubro de 2015

O Exercício Eficaz

1 Timóteo 4:6-10

Otimizar o tempo é uma arte. Objetivar nossas açõee faz parte do aproveitamento eficaz dos nossos dias. As disciplinas espirituais sem um objetivo eterno são massantes e castradoras (assim avaliadas pela nossa carne corrupta). Então como torná-las prazerosas?

A piedade, a estatura de Cristo é nosso alvo, nosso objetivo e nosso treinamento diário. Paulo fala a Timóteo: exercita-te a ti mesmo, dedique-se à PIEDADE, aprender a ter compaixão, a mover-se em favor do outro em sua dor. Se o apóstolo Paulo diz que era preciso exercitar, isso indica que não fluiria tão facilmente, o que também nos faz imaginar que O Cristo, em carne, era O Maior atleta da PIEDADE do Universo, nosso Maior exemplo de compaixão. Afinal, para suportar tudo, em carne, como ovelha muda, haja exercício!

Por isso a importância de se ter as disciplinas espirituais na rotina da vida, elas são ferramentas que nos auxiliam a nos parecer com Cristo (nossa meta master-mega-blaster) aqui na terra.

Exercita-te!

Paz!

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

As Disciplinas Espirituais

1Coríntios 11:1-2

Se colocar como alvo, a ser avaliado e julgado, é só para quem realmente sabe quem é e reconhece o que a presença de Deus, através do alcance do Cristo vivo, fez em sua vida, transformando e o tornando uma nova criatura. Paulo sentia na pele esse "antes e depois" e se alegrava com isso, mesmo quando passava por aflições, pois sabia que sua recompensa seria a vida eterna com Deus. Por isso podia falar: podem me imitar! #ILoveIt

Quando penso em Paulo, além de transformação penso em disciplina, estilo de vida abandonado pela maioria das pessoas. Preferem o famoso "deixa a vida me levar" ou o gospel "deixa o rio de Deus me levar", mas não querem levar uma vidra regrada, com atitudes cuidadosas, com observância dos pensamentos e palavras que saem da boca ou entram pelo ouvido. Simplesmente vão vivendo e "domingo eu canto um louvor, ajudo com as crianças e estará tudo resolvido".

Entendo o pensamento inicial de que uma vida regrada sem propósitos se torna uma espécie de escravidão. Mas quando a apresentamos ao controle master do Espírito Santo e entendemos o propósito tudo fica diferente e prazeroso.

Vamos começar?!

Paz!

#outubrodadisciplina

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Não Temer O Recomeço

Gênesis 46:1-7

Jacó/Israel daria então restart a sua vida movido pela alegria do reencontro com seu filho ressurreto (já que havia morrido). Não temeu, pois Deus foi ao seu encontro e disse que os levaria, o faria multiplicar e os tiraria do Egito.

Quando realmente queremos, conseguimos ouvir a voz de Deus dizendo o que se dará em nossa caminhada. O problema, muitas vezes não é a falta de escuta mas a falta de intimidade e discernir a voz da nossa vontade consciente e a voz do Espírito Santo. Misturamos tudo e nos frustramos.

Não nos cansemos de buscar a face de Deus, de conhecê-Lo, de mergulhar em Sua Palavra. Assim, no dia da novidade, do novo rumo, da nova direção não temeremos, pois Ele se mostrará fiel como sempre foi.

Lançar-se na imensidão "escura" do improvável é atitude de poucos. Mas os que se lançam apoiados nos braços de amor do Pai celestial vivem dias de gozo, assim como Israel/Jacó.

Não exite!

Paz!