domingo, 2 de agosto de 2015

O Clamor Que Sobe Até o Céu

1 Samuel 5

Ser santo como Ele é Santo é um quesito importante no relacionamento com Deus, pelo menos em um relacionamento eficaz, saudável, de duas vias, com feedback. Não falo aqui daquele relacionamento onde só um se doa, mas da história de aliança verdadeira, onde cada um contribui com o que tem de melhor para fortalecer a relação. Os filisteus não sabiam, ou fingiam não saber, e provaram do Deus indestrutível, maior que todos os outros deuses. Eles poderiam até ferir ao povo de Israel mas nunca ao Deus de Israel! Você tem cosciência disso? No teu relacionamento com Deus podem vir as tempestades, você pode balançar mas Deus permanece Fiel e Inabalável!

Aqui vemos que a oração que chega no céu não é só a oração do povo de Deus. A Palavra diz que os filisteus, clamaram, gritaram, suplicaram, protestaram, se queixaram, imploraram, rogaram, e isso chegou até o céu. Eles foram tocados pelo castigo de Deus por tocarem sem santidade no que era Santo. Não era deles, poderia até ser, se entregassem sua vida ao Deus verdadeiro, mas não era. Entregaram o símbolo da presença divina como oferta a Dagom! Quanta afronta!

Esse trecho do Livro da Vida me fez refletir no quanto temos tentado unir Deus aos nossos prazeres humanos. O quanto temos tentado mesclar o profano com o santo com objetivos egocêntricos ou finalidades plausíveis, mas nos perdendo na santidade. Não pretendo aqui tender ao radicalismo religioso, mas acredito que podemos, sim, buscar, no "time" do Espírito, aquilo que é realmente necessário e eficaz para o estabelecimento o Seu Reino.

Voltando ao clamor dos filisteus, logo no capítulo seguinte começamos a vislumbrar a arca de Deus fazendo o trajeto de volta, pouco a pouco, saindo da terra dos filisteus e voltando para Israel. O clamor desesperado deles trouxe à consciência o que realmente precisava ser feito com a arca, ser devolvida a seu povo!

Nossa vocação no dia da aflição, no dia dos "tumores", é nos desesperar como os filisteus e só reclamar, essa é a reação humana. Quando, desesperados, vamos ao Pai, com quem já mantemos um relacionamento saudável, nem perdemos muito tempo com as lágrimas e reclamações. Ele nos acalma e mostra que está ali conosco. As lágrimas de terror, na vida daquele que tem um relacionamento com Deus, a cada dia rolam menos, pois entra no cenário a maturidade que traz a confiança no Deus do impossível.

Não se desespere a esmo! Transforme teu sentimento "sem rumo" em um clamor que toque o coração de Deus!

Paz!

Nenhum comentário: