segunda-feira, 29 de junho de 2015

José, homem longânime, benigno e bondoso

Gênesis 37:1-4, 41:37-44, 50:15-21

A ascensão de José deveu-se, na verdade, a sua disposição em ser transformado por Deus em sua nova vida. Na casa de seu pai foi investido nele tudo o que havia de bom, sua família, pai e mãe, o amaram de desejaram o melhor para ele. Ele cresceu com a certeza de que coisas melhores viriam, ele tinha certeza de que algo muito especial Deus reservara para ele. Tinha sonhos e, em sua imaturidade, compartilhava com quem lhe odiava, invejava, cobiçava, foi golpeado quando despertou do pesadelo percebeu que parecia que não tinha acordado, o pesadelo continuou por um bom tempo. Vendido, escravo, caluniado, encarcerado mas, finalmente, honrado e elevado por Deus para o ápice de sua vida, na verdade, da demonstração de sua transformação e do quanto Deus era o cerne de sua existência.

O longo ânimo, a paciência, a coragem, a intrepidez são características dessa postura, longanimidade, próprias de Deus, que deseja, claro, ver em nós Seus atributos manifestos afim de que o mundo Clamamos tantas vezes por essa postura de Deus e nós mesmos não conseguimos tê-la com o próximo! Deus É longânimo! Não escolhe ser com um ou com outro, faz parte de Sua personalidade! Gerar o Fruto do Espírito e abrir mão dessa característica com a desculpa esfarrapada de que "só Deus mesmo" não rola! O que faremos então com a parte "perdoa-nos assim como perdoamos"?! Era a hora de José agir assim!

O Fruto do Espírito é o resultado visível, em nossos relacionamentos, do quanto Deus tem habitado em nós como o "Dono da casa", não como visita que não abre a geladeira! Amor, Alegria, Paz e Longanimidade! Se procurar aí dentro, hoje, agora, vai achar? Caminhada sem oscilações ou desvios; estabilidade mental e emocional. Dessa maneira o dicionário descreve "equilíbrio" que é um dos quesitos do longânimo.

Parece que tudo ao redor quer te levar para longe do centro da vontade de Deus - e quer mesmo, o mundo jaz no maligno - e precisamos lutar para, com esforço, estabelecer o Reino de Deus dentro de nós em primeiro lugar. Discrição, equilíbrio, paz, calma em meio à calamidade reflete nossa confiança no Deus Fiel, nossa maturidade no relacionamento com Ele! Não discuta! Não se justifique! Deus é Teu Juiz!

A disciplina mental vem antes da atitude, assim conseguimos gerar a longanimidade em nós! Pensar antes de agir deveria ser uma default de toda a humanidade... se lembramos dos grupos de racionais e irracionais então...

Situações de stress são ótimos testes espirituais, na verdade elas são nossos melhores medidores de longanimidade. Em uma sociedade onde tem que haver um vencedor apenas, quando usamos de longanimidade em determinadas situações somos tachados de "bobos", nisso nos ofendemos e "não deixamos barato"! Nosso mal é não querer fazer a prova e passar de ano mesmo assim!

Precisamos disciplinar a nossa mente para gerar o fruto do Espírito! Para agir com longanimidade precisamos entender o amor de Deus por todos e Seu perdão infinito! Disciplina! Não podemos esperar resultados espirituais agindo como homens comuns!

José agia com benignidade além de ser bom. Vamos entender melhor, novamente, a diferença:

Atributo divino que é refletido nas atitudes especificamente feitas ao próximo, engloba a misericórdia que, dicionarizada, indica compaixão suscitada pela miséria alheia. Imaginando o quanto TODOS precisam do amor de Deus e sermos usados como instrumentos desse amor. Deus nos perdoa, limpa, cura, restaura, capacita e envia para agirmos da mesma maneira com o próximo! Expandir o Reino também é isso! Multiplicar a ação de Deus em nós nessa terra! Ser benigno é resultado do amor em nós e ter afeto, estima pelo outro. O Aurélio também ensina que a benignidade é a ausência de maldade. Rs. Isso é a descrição do próprio Deus! Nossa carne é corrupta, naturalmente, mas alicerçados na Rocha podemos manter um equilíbrio espiritual e fazer o que precisa ser feito e não sempre será o que eu quero.

Agir com benignidade na terra é agir do modo como Deus agiria. O ponto a ser observado e, muitas vezes, transformado em nós é que desejamos que Deus seja misericordioso e perdoador conosco, e justo juiz com aqueles que são impulsionados por satanás contra nós! Dois pesos, duas medidas. Para nós o céu, para os outros o mármore do inferno, sem chance de transformação, não é verdade?

Deseje o melhor dessa terra para as pessoas, deseje um encontro com Jesus para todos e que seja transformador! Deseje que aquela pessoa que, um dia, te fez mal esteja assentada à mesa com Jesus e com você, em uma Santa Ceia, imagine isso! Isso é benignidade! A benignidade faz parte de uma vida de santidade, onde você escolhe se separar do mundo e agir como um filho de Deus, refletindo Seu amor na terra.

Não deixe os sentimentos ruins, da carne, criarem raízes na tua mente! Escolha ser melhor, escolha ser bom, escolha o caminho da benignidade que vem do amor ágape!

Vamos diferenciar, rapidamente, benignidade e bondade pelos seus antônimos:

Benignidade é o contrário de "malignidade" (da carne, naturalmente pecaminosa) e Bondade é o contrário de "maldade" (atitude, ação má).

“Dar um pão a quem tem fome é bondade, passar a manteiga no pão é benignidade.”

A bondade não precisa ser, necessariamente, gentil, mas precisa ser eficaz. A bondade é o dizer a verdade que liberta e a benignidade traz o sorriso no rosto, o abraço, na companhia de quem a diz. Bondade é atitude e, nem sempre, graciosa, mas eficaz para fazer o que é certo, justo e trazer a verdade à tona. Para fazer o que a Palavra de Deus determina. Precisamos agir com os outros da maneira que gostaríamos que agissem conosco, independente do retorno que tenhamos! Difícil mas não impossível! Atitudes boas, principalmente, com quem nos trata mal!

A Palavra diz que o povo admirava os ensinamentos de Jesus, Ele falava a verdade que, muitas vezes não era a verdade do dia a dia, da rotina daquele povo, mas eles sabiam que Ele falava desejando o melhor para eles, queria que eles tivessem uma vida melhor com base nos ensinamentos de Deus.

Já os chefes de sacerdotes, os mestres da Lei, temiam a Jesus, pois Sua bondade, clareza, dedicação e cuidado tirava o foco do povo de sobre eles, temiam uma revolta popular, temiam, temiam sobremaneira! E isso acontece ainda hoje. Se somos seres humanos melhores, que buscam ser melhores com o próximo, logo se levanta o inferno, usando as pessoas ao redor para nos parar, limitando nosso raio de atuação, têm medo da boa influência, temem.

Seja bom! Ajude a transformar a vida de alguém com a porção de Deus que há em você! Ser bom com pessoas quem amamos, necessitados desconhecidos, vizinhos é fácil. Pode nem ser tão fácil, mas é "aceitável" para nossa carne juíza das nossas atitudes. E para com os que se fazem nossos inimigos? Como exercer a bondade?

Devolver na mesma moeda pode ser o que todo mundo faz, mas levando em consideração que, definitivamente, nós somos a nação da cruz, e não todo mundo, precisaríamos mesmo ter alguma atitude sobrenatural como "dar a outra face". Rs. Dar nova chance, a possibilidade de Deus trabalhar fazendo tudo novo.

Queremos a renovação de de Deus em nós, mas já pensou no fato de Deus querer que nossos inimigos também O conheçam em uma nova oportunidade? Como conhecerão Seu amor e bondade se nós não refletirmos isso aqui na terra?!

Receba a bondade do amor de Deus e se coloque em liberdade de vida e depois de experimentar isso, leve essa oportunidade às outras pessoas, tenham elas atitudes boas ou más.

Seja longânimo, benigno e bondoso!

#Junho

#GerandoFrutoDoEspírito

Paz!

Nenhum comentário: