terça-feira, 30 de junho de 2015

Daniel, homem cujo domínio próprio preservou sua mansidão e fidelidade.

Daniel 1

Assim como com Daniel, uma busca incessante e diligente de conhecimento, intimidade com Deus, sempre resultará em aumento de Fé, Graça e Paz, além de confirmar nossa eleição nEle, chamado e envio. Ele sabia quem era em Deus, sua vida de intimidade não começou no exílio, ele não esperou o dia mau para iniciar seu relacionamento com o Pai. Em jejum, mesmo em situação adversa, Daniel tinha de Deus tudo o que precisaria para vencer as contrariedades. Precisamos incorporar os presentes de Deus – dons – à nossa maneira de viver na terra, o modo como vivemos precisa ser transformado por esses dons. Assim, todos passam a ver Deus em nós!

O domínio próprio nos auxilia a escapar da impureza, do pecado, e quando associado a  outros dons passamos a compartilhar da natureza de Deus. O domínio próprio está na mesma "casa" da mortificação da carne, resultado da "morte" do velho homem.

Muitos querem a novidade de vida carregando as mazelas do passado sem Cristo e é isso que gera muitos conflitos na caminhada cristã! Entender que a página do passado virou e que há uma nova história a ser escrita por Deus através da nossa vida é difícil se continuarmos com as mesmas práticas, recebendo o mesmo alimento do passado de pecado. Não podemos sair do mundo, não há outro para vivermos, mas estando aqui vivamos como se já estivéssemos no céu com o Pai! Daniel não podia reverter sua situação, escolheu não ficar lamentando a falta do que tinha vivido no passado, mas escolheu viver o que Deus lhe propusera naquele momento.

Daniel foi determinado, José também, Jesus idem! Eles foram homens de Deus nessa terra, se conseguiram podemos também!

Pensar antes de falar ou agir é prática comum de seres racionais, lembram disso? Porque temos agido pior que tantos animais? Porque não nos damos conta de que a vida com Deus precisa gerar em nós alguma diferença? Espargir Sua Luz aqui na terra é um modo eficaz de mostrar Deus por aí, mas gritando, tirando proveito, dando jeitinhos, não contribui em nada para isso!

Se buscarmos esse domínio para honrar o nome de Deus na terra já será de grande eficácia! Domínio sobre o que se posta nas redes sociais, sobre o olhar que se lança ao próximo, sobre os próprios sentimentos, substituindo-os pela esperança que vem do Pai, sobre o que se fala em uma conversa. O Espírito Santo é nosso grande professor nessa área também, tem paciência infinita (sou prova viva disso) e nos ajuda a falar e não falar na hora certa, nos protegendo de nós mesmos! Peça a ajuda dEle!

Com certeza a árdua missão de dominar-se deu a Daniel uma porção de mansidão sobrenatural. O manso não ataca e quando é atacado discerne e exorta baseado no amor de Cristo e sabe de uma coisa? O Senhor conhece os que Lhe pertencem (v.19), não se desgaste acusando, julgando, apontando, machucando o outro, ame, nosso papel é amar, orar, agir com misericórdia, como Jesus agiria, como Deus nos ensina através do Livro da Vida. O manso tem a garantia de que Deus agirá em seu favor, o problema da modernidade são dois: querer fazer justiça com as próprias mãos e tê-la em seu tempo.

A mansidão te mantém em paz porque traz a certeza da companhia divina, mas precisa guardar o coração do sentimento de "vingança gospel", onde o "irmão" não faz nada mas "ora" para que Deus "pese a mão", "desça fogo comsumidor" e por aí vai. A mansidão reflete coração verdadeiramente limpo e perdoador. Como? Amor ágape e empatia (se colocar no lugar do outro para tentar entender porque age daquela maneira), isso ajuda muitíssimo, deixa o coração leve e o espírito manso, como o de Moisés.

Aprender novos hábitos que trazem vida, paz, alegria é tão bom e recompensador! Jesus nos oferece isso, nos mostra que um caminho de paz denota sentimentos de paz e simplicidade. A mansidão era, e é, um fruto de Seu espírito. Serenidade, tranquilidade quando tratava alguém, quando lidava com as pessoas e respondia ao que tinha falta de fé. Quem é manso e sábio ganha almas para Jesus!

O cenário de hoje é de um filme de ação, de tirar o fôlego a cada esquina e o que Jesus nos oferece é alívio de todo o peso, da sobrecarga, quem é carregar mais do que o necessário, preocupações etéreas, que não vão conosco para a eternidade, o cansaço da luta vã! O que precisamos fazer? Qual é o jugo de Jesus? Submissão completa a Deus e Sua Palavra!

Tomar o jugo de Cristo e aprender com Ele todas as coisas: como falar, pensar, agir, esperar, obedecer, semear, curar, orar, responder, calar. Aprender com quem é manso e humilde nos tornará mansos e humildes, além de nos fazer enxergar que obedecer a Deus é uma "tarefa" suave e que a "carga" que precisamos levar conosco na vida cristã é mais leve do que um dia imaginamos!

Ser fiel nos dias de hoje é quase uma utopia para quem não conhece a Cristo, Seu envio de salvação para a humanidade. Manter-nos fiéis a Deus é uma demonstração de amor e gratidão a Deus. Fidelidade é marca divina e Daniel tinha essa marca em si. Tinha também motivos, naturais, de sobra para abrir mão e entrar de cabeça na rotina babilônica, mas decidiu firmemente se manter fiel ao que nunca deixou de ser fiel em Suas Palavras.

Porque Daniel demonstrava confiança aos reis da Babilônia? Porque Daniel tinha aliança com o Deus Fiel e era fiel a Ele! A nossa fidelidade para com Deus, Jesus Cristo e Seu envio reverbera em nossas relações na terra. As pessoas acabam nos enxergando com um diferencial hoje: confiabilidade. Só homens comprometidos com a Verdade e Deus e Sua Palavra são dignos de confiança. A aliança feita entre Raabe e os espias era para aquela situação específica, do momento, mas a fidelidade cuidaria de cumprir as promessas no futuro de Raabe!

Se nos deixamos envolver pela fidelidade de Deus e percebermos o bem que ela nos faz, podemos nos mostrar dignos de confiança na terra a fim de fazer Deus brilhar através de nós! Podemos ao menos tentar!

O ser humano tem uma necessidade milenar de ver, tocar, ter um ponto de apoio natural, "normal" e por isso tanta dificuldade, às vezes, em focar e esperar na fidelidade do Deus invisível. A maneira como Ele conta o tempo, se é que o faz, o modo como libera o desejo do coração, o jeito com que Ele transforma nossos sonhos em realidade para que dEle sejam a honra e a glória, tudo isso é alto demais para nós. Mas quando, como o salmista, nos posicionamos em aliança com a Palavra de Deus, que é imutável, a mesma nos quatro cantos da terra, reconhecemos a fidelidade de Deus em Suas obras e Sua cobertura!

A Palavra de Deus liberta e Sua fidelidade nos guia em paz! Fidelidade é exatidão em cumprir promessas! Eu sou prova viva de que Deus é Fiel! Tatuei isso no meu braço porque encontrei nessa verdade a imutabilidade dEle! Tudo passa, mas Suas Palavras jamais!

Entender o grau de fidelidade de Deus a nós é o primeiro passo para gerar essa fidelidade a Ele, ao IDE, ao próximo sem prisões, mas em espírito e de verdade! Daniel entendeu que a fidelidade de Deus o manteria em honra mesmo em um exílio! Daniel entendeu que se ele dominasse seus desejos, pensamentos e comportamento, Deus o recompensaria com uma porção extravagante dEle mesmo! Daniel, homem cheio de atributos divinos, de geração em geração foi mais que vencedor, a despeito de todo e qualquer levante do inferno. Homem admirável! Produziu frutos do Espírito que habitava nele, o Espírito Santo de Deus que o conduzia, ensinava, consolava, renovava dia após dia naquela terra estranha.

O mês de Junho acaba hoje, mas nossa meta é até a eternidade, deixar o Espírito Santo produzir em nós, todos os dias, frutos que permaneçam, que reflitam Deus na terra! Seja um instrumento de Deus para a humanidade, para esta geração! Que o sedento tenha onde se refrescar! Que você tenha a água da vida para oferecer e a Luz de Deus para ensinar O Caminho!

#Junho

#GerandoFrutoDoEspírito

Paz!

Nenhum comentário: