domingo, 28 de junho de 2015

Jesus, Fonte de Amor, Alegria e Paz.

1 João 4:7-21

O amor é a fonte de todas as outras coisas, pois todo o bem que há na terra (que jaz no maligno) provém de Deus. Através de Jesus, a personificação do amor de Deus por nós, entra na terra tudo o que é bom, perfeito e agradável para aqueles que creem em Deus, em Seu amor, e o praticam. Sem praticar agimos como hipócritas, em nome das leis, dos ritos, das prescrições temos, muitas vezes, levantado bandeiras e defendido causas, de alguns, mas amar, que é importante, não temos amado.

Um dos temas mais desenvolvidos na literatura é o amor, parece que o desejo de alcançá-lo é maior que o esforço em produzi-lo. Amor é atitude, escolha, e não a tsunami de emoção que a maioria acha que ele é, isso tem o nome de paixão, é sentimento humano, válido, mas não é concreto, nem duradouro.

O amor faz parte do fruto do Espírito. Quando o Espírito Santo habita em nós geramos esse fruto naturalmente e, pelo fruto, vão nos conhecer como sendo filhos de Deus. O amor de Deus não faz distinção! Só ama! Só se doa!

Amar e orar por inimigos e perseguidores, respectivamente, acaba se tornando a máxima do amor e da compreensão que a nossa luta não é MESMO contra carne ou sangue, mas contra principados e dominadores do mal. Pessoas são usadas por satanás e seus demônios para nos matar, roubar e destruir. Se tivermos em nós o amor de Deus, aquele sacrificial quer salvar, libertar, que deseja o melhor para os filhos, vamos amar e orar por esses instrumentos do demo também!

Na Bíblia o amor é um mandamento que deve gerar em nós um novo comportamento! Precisamos aprender a ser misericordiosos assim como Deus é, sem esperar nada em troca! Esse mundo capitalista enraizou em nossa mente uma necessidade natural de receber algo sempre! Nossas necessidades precisam ser espirituais! Vivamos aqui como se já estivéssemos lá (na eternidade com Ele)!

O amor é o que traz unidade entre Deus e o homem (comentário da Bíblia Apostólica), então, se não houver amor, nossa tentativa de aproximação do Criador é vã! Precisamos entender o amor de Deus, precisamos decidir pelo fluir desse amor ágape em nós e saber que sem esse amor, que é a essência do próprio Deus não temos um relacionamento genuíno com Ele!

O cristão maduro ama porque entende que o amor brotará como flor selvagem, de uma hora pra outra, mas sabe que é preciso decidir amar e que o amor pode, sim, se aperfeiçoar com a caminhada, já que pode ter iniciado com uma motivação (obediência a Deus, quebra de muralhas divisórias, perdão) e ser acrescentado de muitas outras.

Ouvi dizer que os maiores relacionamentos, os mais promissores para o Reino de Deus, são aqueles que hoje estão separados por algum problema, alguma situação armada por satanás. Pense nisso! Amemos mais!

Jesus é o resgatador da alegria, a alegria da salvação é um combustível para nós. Seja o nosso nome escrito no Livro da Vida, seja a salvação de outrem. Havendo festa no céu nossa alegria precisa ser restaurada.

Alegria motivada por circunstâncias naturais ou pela carne sempre irá provocar uma montanha russa em nossas emoções, mas a alegria espiritual é constante, nos mantem de pé e contagia! Ela vem da marca que a Palavra de Deus causa em nós! O choro vai nos deixar fracos e abatidos, por isso nossos inimigos potencializam o choro e a tristeza em nós. O que irá nos fortalecer mesmo é a alegria com motivações que venham do Senhor! Um cristão feliz por motivações eternas gerou um fruto para a eternidade que testemunha Deus em sua vida! Pense nisso!

Fico me perguntando sobre como Daniel conseguia ter alegria no cativeiro?! Só pode ser porque seu foco era o de descobrir qual o propósito de Deus em cada situação de sua vida! Será que a maior tristeza de sua vida era ter saído de sua terra ou imaginar que em algum momento poderia deixar de ser usado por Deus?!?! #‎foco‬‬‬

Nossa alegria precisa da motivação certa, motivação eterna. O choro vem, mas Deus tem prazer em renovar a nossa alegria na manhã seguinte quando, após o furacão, conseguimos arrazoar melhor sobre o que Deus é pra nós e que isso nos basta! Provoque a alegria da eternidade em sua alma enchendo o teu espírito do Eterno! Gere essa parte do fruto e seja renovado em tuas forças! Deus é a fonte da nossa alegria em Cristo Jesus, é Aquele que nos ensina a nos alegrar com o que não se vê, com o que ainda não aconteceu, pela fé!

Aqueles que semeiam com lágrimas com júbilo segarão, os que andam, caminhão e não param, mesmo chorando, voltarão com seus feixes! Aleluia! Deus já liberou a tua vitória a preço de sangue, na cruz Ele venceu, você também vencerá, se for fiel, ouvir, guardar e obedecer Sua voz! Aleluia!

Jesus se fez homem para te imbuir de poder contra os teus inimigos, demônios, inimigos da tua alma! Pode se alegrar e se prepare (v.13b) para esse dia de vitória! Aleluia! Não precisamos esperar o concretizar físico, natural, de nada para nos alegrar! Sabemos que estamos enviados para a vitória pelo Deus poderoso nas batalhas! Aleluia!

Ingredientes indispensáveis para a saúde dos frutos que produzimos diariamente é a paz, que não quer dizer marasmo ou passividade, mas tranquilidade para avançar, conquistar e produzir. Jesus é o Príncipe da Paz, Quem garante Paz ao Seu povo!

Deus é o Deus da Paz, é Aquele que prepara o Caminho de paz para nós e nos usa para isso! A Igreja de Jesus tem a promessa de, em breve, colocar sob seus pés o próprio satanás, o príncipe deste mundo mau.

Paz é uma das marcas da Igreja de Jesus Cristo porque servimos ao Deus da Paz, é uma promessa de vida e morada para nós! Satanás investe pesado em contra-ataque e, em meio às emoções, nos deixamos vencer nas batalhas do dia a dia fazendo com que a PAZ perca terreno para a incerteza, angústia e para o desespero, nessa progressão.

Entenda que se você se deixa vencer pela força contrária que te aflige 24h do dia significa que você já reconheceu a quem você está servindo!

Se falta paz então está faltando joelho no chão, oração, jejum e leitura da Palavra de Deus! A Palavra te liberta de todo e qualquer grilhão que o mundo tenta impor, por isso uma falta de ânimo sobrenatural para lê-la! Vigie!

A Jesus foi dado o governo que o transferiu para a Igreja, esse é Seu fardo leve! Contra a Igreja satanás, e seu governo do mundo, não pode prevalecer!

Príncipe, além dos significados já relacionados em nosso subconsciente, é também chefe de principado, que é um território governado por príncipe ou princesa.

Você já fez da tua vida esse território? Quem governa os teus caminhos e decisões? Você entregou a vida para Jesus, mas de vez em quando pega o cetro para dominá-la novamente? E isso tem sido bom? Trazido bons resultados? Será que são essas atitudes que estão gerando conflitos e tirando a paz? Não há como servir a dois senhores! Quando o Príncipe da Paz reina de verdade, não há poço, deserto ou fornalha que nos tire a presença de Deus!

Se permanecermos firmes, pensarmos em concordância, nos alegrarmos no Senhor, vivermos com moderação, sem ansiedade, em oração e súplicas ao Senhor e formos constantemente gratos a Deus a PAZ que excede o entendimento guardará nossos sentimentos e pensamentos em Cristo Jesus.

Por outro lado, a inconstância, divisão, tristeza, o destempero, a ansiedade e a murmuração vão afastar essa PAZ da nossa vida!

Como se tem paz no meio de uma fornalha ardente? Dentro de uma cova de leões? A confiança de que Deus fará o que for necessário para cumprir Seus planos através de nós! Os meus planejamentos humanos podem todos desmoronar, mas os planos de Deus nunca serão frustrados!

#Junho

#GerandoFrutoDoEspírito

Tenha um domingo de Amor, Alegria e Paz!

Nenhum comentário: