quinta-feira, 25 de junho de 2015

Domínio Próprio 1/3

Provérbios 25:28

Há alguns dias ouvi que agir com domínio próprio só beneficia o próximo, em detrimento próprio. Não é isso que diz a Bíblia, mas ainda que fosse, importa que eu diminua e Ele cresça.

Pensar antes de falar ou agir é prática comum de seres racionais, lembram disso? Porque temos agido pior que tantos animais? Porque não nos damos conta de que a vida com Deus precisa gerar em nós alguma diferença? Espargir Sua Luz aqui na terra é um modo eficaz de mostrar Deus por aí, mas gritando, tirando proveito, dando jeitinhos, não contribui em nada para isso!

O domínio próprio é comparado, no texto de hoje, com uma muralha de defesa. As cidades que tinham muralhas, no passado, ao serem invadidas tinham tempo de se preparar para a defesa, observar os movimentos do inimigo, ainda que fosse atacada de ímpeto, havia um bloqueio natural, os muros, que atrasaria um pouco a invasão e ajudaria no ajuntamento de homens e armas para a batalha. Muralhas = Domínio Próprio.

Se buscarmos esse domínio para honrar o nome de Deus na terra já será de grande eficácia! Domínio sobre o que se posta nas redes sociais, sobre o olhar que se lança ao próximo, sobre os próprios sentimentos, substituindo-os pela esperança que vem do Pai, sobre o que se fala em uma conversa. O Espírito Santo é nosso grande professor nessa área também, tem paciência infinita (sou prova viva disso) e nos ajuda a falar e não falar na hora certa, nos protegendo de nós mesmos! Peça a ajuda dEle!

Paz!

Nenhum comentário: