quarta-feira, 30 de abril de 2008

CRESCER

Mais do que um nome de revista, crescer é um processo doído, mas necessário.

Tenho certeza, absoluta, de que DEUS deseja nosso crescimento, em todas as áreas, e permite, muitas vezes, que algo digamos estranho aconteça para que cresçamos.

Passar uma vida inteira sem a presença maciça de enfermidades na família e, de repente, ver-se envolvido em meio a exames, horários de atendimento médico, planos de saúde, assistência funeral - é! temos que nos prevenir - é de pirar qualquer mente sã.

A vida é surpreendente mesmo. Dá umas guinadas no leme que nem lembramos, às vezes, para onde estávamos indo. "Para onde mesmo?".

Deus é o Ser Supremo. Ele detem toda a sabedoria, todo o poder, o poder da vida e da morte, da cura e da permissão da enfermidade, do muito e do pouco. Sempre norteei minha vida, depois que O conheci de verdade, na vontade absoluta d'Ele. Se Ele não quiser, eu não quero.
Meu casamento Ele quis, a gravidez da nega foi aprovada por Ele, não vai ser nos tempos da enfermidade é que vou achar que, por algum motivo obscuro, minha vida tenha saído de Seu controle!!
Isso é digno de muitas gargalhadas!

Amo ao meu Deus!

Sei que, depois de tudo, vou entender os porquês. Agora só quero aprender BEM RÁPIDO o que tenho que aprender para passar por essa prova MAIS que aprovado: APROVADÍSSIMO!

Se você acha que alguma área da tua vida está fora da vontade de DEUS, entrega pra Ele, se tiver coragem, porque a vontade d'Ele se manifestará em Sua plenitude.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

CONFIANÇA

O significado da palavra confiança vai muito mais longe do que podemos imaginar. Ultrapassa a compreensão lingüística e/ou racional do ser humano.

Largar-se à mercê de algo ou alguém, apoiar-se, se deixar levar, esperar, tudo isso faz parte do paradigma de confiar. Viver isso é que é difícil (dois caminhos, lembra?).

O momento mais propício para treinar sua capacidade de confiar em alguém é quando, nas suas forças, o ser humano não consegue mais, não pode mais, já fez tudo o que pôde e, nessa hora, não resta outra saída senão ... esperar.

Deus está aí pra isso! Não que Ele só sirva pra isso, mas quando você leva seus dias sem olhar pra Ele, sem se dedicar um pouco a Ele, sem "precisar" d'Ele, algo acontece para que, como o salmista, elevemos nossos olhos para os montes - de onde não vem o socorro - e nos lembramos do Criador do céu e da terra - inclusive dos montes.

Pena que seja assim!

As conquistas humanas, entregues pelo mesmo Deus, têm o poder de afastar nossos olhares do detentor da benção, e nos voltamos para nós mesmos, de onde não flui o rio de águas vivas, de onde não brotam as fontes eternas de salvação. Somos meros receptores contemplativos de tudo aquilo que Ele nos dá.

Não precisa ser assim! A vida de um adorador não pode ser assim!

Nossa dependência precisa ser irrestrita e diária, nossa adoração precisa ser incessante: no leito do hospital, na espera para o atendimento médico, de pé no ponto do ônibus ou dentro dele (é??? o carro ainda não chegou???), na falta de grana ... deve ser assim!!

Com Ele estão os tesouros escondidos. Cada dia de vida é uma oportunidade de aprendermos os caminhos desses tesouros! Leve cada dia guiado por sua gratidão e adoração a Deus por tudo que já fez por você, pelos livramentos, pelas liberações financeiras, pela saúde, pelas vitórias sobre as enfermidades, seja o que for: LOUVE A DEUS em TODO o tempo!!!

sexta-feira, 18 de abril de 2008

TER UM FILHO, PLANTAR UMA ÁRVORE E ESCREVER UM LIVRO...

Os parâmetros para a felicidade do homem, há anos, são basicamente os mesmos, desde que inventaram essa tríade FILHO, ÁRVORE E LIVRO.

Não entendo o porque dos ítens estarem dispostos nesta ordem, mas sei de uma coisa: para alguns o que é objetivo de vida, passa a ser fonte de destruição.
Desmatamento desenfreado, pais atirando filhos pela janela, afinal, para quê serve a leitura? Para quê comprar um bom livro? Há tempo pra isso?

Há tempo para educar um filho como se deve?
Há tempo para contemplar a natureza? Preservá-la com ações?
Há tempo para a leitura?
Alguém com muita sabedoria já disse que há tempo para tudo nesta vida, debaixo dos céus e acima da terra. Acrescento a necessidade de estabelecer prioridades para a realização de sonhos e a não desistência deles.

Muitas vezes é preciso esperar entre sete e nove meses para contemplar sua cria. Apesar de toda a tecnologia permitir que você o veja ainda no útero, a expectativa de vê-lo aqui fora é única.
Muitas vezes é preciso esperar anos para ver uma árvore plantada frondosa, dando sombra, frutos, flores.
E na maioria das vezes é preciso ser acordado por verdadeiros amigos, acordar a própria mente, catucar a alma pra perceber que você pode escrever algo para aliviar a rotina cansativa da humanidade. Para fazer com que alguém, depois de ter lido algo seu, se emocione, sorria, entre em contato com seus sentimentos - coisa que não é permitido pelo imediatismo do dia a dia.

Confesso que ainda não decidi se vou escrever um livro. Acho que esse blog, por enquanto, cumpre parcialmente essa necessidade de realização humana.
A árvore quero plantar com minha cria, tenho que esperar um pouquinho.
E o filho já está a caminho.

Será que, tendo completado a "jornada pela felicidade humana" não terei mais nada a fazer?
Seria muito pouco expectativo da nossa parte achar que é só isso!

Precisamos desejar que cada ser humano se realize naquilo que faz. Esse é o nosso papel. Fazer discípulos na arte da realização humana!

Agradeço a todos aqueles que teceram algum comentário a respeito do último texto publicado aqui.

terça-feira, 15 de abril de 2008

É TÃO DIFÍCIL...

Nunca imaginei que seria tão difícil atualizar um blog. Mesmo tendo à disposição um computador conectado à Net.
Aliás, pensando bem, muitas coisas nessa vida são difíceis e, se tivesse pensado um pouquinho mais, teria pedido o endereço da Terra do Nunca ao Peter Pan assim que o conhecera.
Ser adulto é beeeem difícil. Me arrependo de todas as vezes que insisti e me aborreci com minha mãe e meu pai por qualquer besteira adolescente, sem qualquer importância diante das atribuições de um ser humano na maturidade.
Ser casado é difícil. Pois você, simplesmente, por opção, não é mais você mesmo! Dá pra entender? Você é a outra pessoa!! É legal mas, ao mesmo tempo, às vezes dá um revertério na cabeça. Vá lá, é mais engraçado que difícil!
Ser pai, gestante, é difícil. Você já tem responsabilidades, mas a criatura ainda não está aqui fora e, confesso, no mundo de hoje, acharia melhor, talvez, que continuasse nos entremeios do líquido aminiótico... deve ser mais confortável. Rs.
Ser filho, estando casado, é muuuuuito difícil. Neste tempo de enfermidade que vivemos, fiquei totalmente dividido entre minha mãe e esposa gestante... caramba! Que difícil! A minha vontade, a coisa mais fácil, seria enviar minha esposa para passar uns tempos na casa da minha sogra até esse vento passar. Mas DEUS, como sempre, me deu forças, e estou de pé!

DEUS é FIEL! E como me ensinou uma grande professora da UFRJ, difícil não é impossível, di = 02 caminhos. Eu escolhi aquele em que DEUS anda junto, ou melhor, carrega no colo (lembra do "pegadas na areia"?).

Quero declarar aqui o meu amor a DEUS, que me cercou de gente que sabe amar, e de gente que não sabe expressar amor algum, mas que me ensina a valorizar a todos os que mostram esse sentimento com um olhar, uma ligação, um abraço, correndo junto, batalhando junto, orando...

Amo a todos os meus amigos mais chegados que irmãos!!!