sexta-feira, 18 de abril de 2008

TER UM FILHO, PLANTAR UMA ÁRVORE E ESCREVER UM LIVRO...

Os parâmetros para a felicidade do homem, há anos, são basicamente os mesmos, desde que inventaram essa tríade FILHO, ÁRVORE E LIVRO.

Não entendo o porque dos ítens estarem dispostos nesta ordem, mas sei de uma coisa: para alguns o que é objetivo de vida, passa a ser fonte de destruição.
Desmatamento desenfreado, pais atirando filhos pela janela, afinal, para quê serve a leitura? Para quê comprar um bom livro? Há tempo pra isso?

Há tempo para educar um filho como se deve?
Há tempo para contemplar a natureza? Preservá-la com ações?
Há tempo para a leitura?
Alguém com muita sabedoria já disse que há tempo para tudo nesta vida, debaixo dos céus e acima da terra. Acrescento a necessidade de estabelecer prioridades para a realização de sonhos e a não desistência deles.

Muitas vezes é preciso esperar entre sete e nove meses para contemplar sua cria. Apesar de toda a tecnologia permitir que você o veja ainda no útero, a expectativa de vê-lo aqui fora é única.
Muitas vezes é preciso esperar anos para ver uma árvore plantada frondosa, dando sombra, frutos, flores.
E na maioria das vezes é preciso ser acordado por verdadeiros amigos, acordar a própria mente, catucar a alma pra perceber que você pode escrever algo para aliviar a rotina cansativa da humanidade. Para fazer com que alguém, depois de ter lido algo seu, se emocione, sorria, entre em contato com seus sentimentos - coisa que não é permitido pelo imediatismo do dia a dia.

Confesso que ainda não decidi se vou escrever um livro. Acho que esse blog, por enquanto, cumpre parcialmente essa necessidade de realização humana.
A árvore quero plantar com minha cria, tenho que esperar um pouquinho.
E o filho já está a caminho.

Será que, tendo completado a "jornada pela felicidade humana" não terei mais nada a fazer?
Seria muito pouco expectativo da nossa parte achar que é só isso!

Precisamos desejar que cada ser humano se realize naquilo que faz. Esse é o nosso papel. Fazer discípulos na arte da realização humana!

Agradeço a todos aqueles que teceram algum comentário a respeito do último texto publicado aqui.

Nenhum comentário: