sábado, 26 de setembro de 2015

Em Deus Sempre Há Renovo

Gênesis 37

Algumas traduções dizem, no versículo 2 deste capítulo, "esta é a história de Jacó" ao invés de "estas são as gerações de Jacó". Meus olhos saltaram na possibilidade de ler a história de José através da vida de Jacó. E vou além: Deus é conhecido nesta terra através da vida de Seus filhos, nós, embaixadores de Cristo, Filho de Deus! A história de Jacó, um trecho dela, visto através do que Deus fez a ele através de seu filho José.

A Bíblia diz que nosso tesouro está onde nosso coração estâ posto. O que há de mais importante para você? Cuidado! Jacó tinha aquele filho em alta conta, em detrimento dos demais. Viu o quanto essa "preferência" trouxe problemas com seu irmão, na casa de seus pais, e mesmo assim não vigiou, não aprendeu. Deus não divide Sua glória, tem ciúmes de nós e quando não passamos em algum teste somos submetidos a ele novamente, com grau de dificuldade diferente.

Jacó passou anos sem seu filho querido, enlutado, buscando só em Deus forças para suportar seus dias sem seu tesouro. Talvez ali Jacó tenha se reencontrado com o Deus de Peniel. Deus quando promete cumpre. Havia uma promessa sobre Abraão de gerações benditas. José seria preservado e usado como instrumento de salvação para toda a família.

Os planos de Deus são "loucos" e precisamos buscar todos os ângulos da questão, sem misturar emoção e sem deixar a razão nos engessar, mas buscando o equilíbrio do Espírito Santo. Cada situação adversa, quando vivida no altar do Senhor, ensina a todos os envolvidos alguma lição, faz crescer em alguma área e dá oportunidade de mudança de vida a todos.

Precisamos, às vezes com um choque, perceber o quanto temos agido humanamente para voltar a Deus e renovar nosso relacionamento com Ele. Precisamos renomear graus de importância de pessoas e coisas, o que houver em detrimento de Deus precisa ser relocado!

Jacó, José e seus irmãos, os egípcios, todos tiveram sua porção de recompensa de Deus, houve renovo em meio à tragédia familiar. Não será diferente com você e comigo!

Paz!

Nenhum comentário: